P10_25_07_14_Livro_Missionarios_SertaoA canção “Coração Nordestino” abre o livro “Missionários para o Sertão Nordestino” e, de cara, já mostra a realidade e os desafios missionários para essa grande região do Brasil, muitas vezes desconhecida para os próprios brasileiros.

O autor destaca as transformações que fazem parte do contexto do sertão contemporâneo, como antena parabólica, celular, motos, crack e o desaparecimento de marcas do sertão como o carro de boi. Ildemar também nos leva às raízes históricas da religiosidade popular sertaneja, passando por uma breve história da evangelização no nordeste onde até Lampião teve um curioso encontro com um jovem missionário em 1927.

O livro aponta fatores próprios da região que devem ser considerados para que um missionário consiga desenvolver uma atuação relevante e que frutos permanentes possam brotar dessas ações. Para isso o autor propõe uma atuação integral e bíblica tanto das igrejas quanto dos missionários que se apresentam para trabalhar nesse campo, a começar pela capacitação adequada dos enviados a essas áreas, incluindo princípios de cooperação e parceria a fim de romper as barreiras do denominacionalismo e promover a unidade do Corpo de Cristo. A indisposição para isso, em muitos casos, tem sido obstáculo à expansão da igreja.

A preocupação social genuína é um valor importante abordado no livro que deve abranger tanto a assistência social quanto a ação social, sem divorciá-las. Embora cite as situações do sertão nordestino, esta é uma questão nos leva a reflexão e que ainda desafia grande parte do corpo de Cristo em todas as regiões do Brasil.

O livro promove e provoca não só a reflexão, mas também a prática de uma missão integral bíblica e focada, sem desperdício de tempo e recursos, onde parceiros (missionários, igrejas, agências, organizações, cristãos), em unidade e com a ajuda do Espírito Santo, sejam agentes de transformações genuínas e nos convoca a clamar ao Senhor da seara para que mande mais trabalhadores para a seara dele, esse querido nordeste, do sertão ao litoral.

Trecho da música “Coração Nordestino”, gravada pela cantora Socorro Telles e pela banda Sal da Terra:

Nordestino querido você que me escuta
Pelo Sertão, pela cidade
Jesus Cristo deseja encher tua vida
De felicidade…
Meu Jesus morreu também pelo Nordeste, pelo Sertão,
Pelo Agreste, pelo sanfoneiro
Pelo homem sem escola, homem sem vitória
Pelo violeiro…

 

Ouça a canção a seguir:

 

***
Livro:
Missionários Para o Sertão Nordestino: Desafios, capacitação e evangelização integral
Autor: Pr. Ildemar Nunes de Medeiros
Páginas: 160
Betel Publicações
Ano: 2013
www.betelpublicações.com.br


Sobre o autor:
Pr. Ildemar Nunes de Medeiros é diretor acadêmico do Seminário Teológico da Missão JUVEP e professor de hermenêutica, grego bíblico e disciplinas na área de Missões. Cursa o mestrado em missiologia. É casado com a missionária Ana Lurdes e pai de Ana Carolina e Matheus Henrique.

  1. Wesiley Monteiro

    Muito bom o livro! Rico em informações bem articuladas e muito útil àqueles que desejam a transformação espiritual e social das cidades do interior nordestino. Ainda estou lendo e já dou nota 10.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *