image002Com a adesão oficial de mais de 100 igrejas e organizações cristãs, o Movimento Joga Limpo Brasil (MJLB) já está em campo. Lançado em setembro de 2011 pela Sociedade Bíblica do Brasil (SBB), em conjunto com a Coalizão Brasileira de Esportes (CBE), AMME Evangelizar, Atletas de Cristo e Rede Evangélica Nacional de Ação Social (Renas) – que fazem parte do Comitê Gestor –, o movimento promove uma série de Encontros de Pastores, Líderes de Jovens e Ministérios Esportivos, que serão realizados até junho, nas doze cidades-sede da Copa Mundial de 2104. Em Fortaleza (CE), o evento acontece no dia 2 de abril, às 19h, na Comunidade Evangélica Verdadeiros Adoradores.

O MJLB tem como objetivo promover a mobilização da comunidade cristã para atuar na disseminação da mensagem e dos princípios bíblicos durante as grandes competições esportivas que vão ocorrer no Brasil: Copa das Confederações, Copa do Mundo, Jogos Olímpicos e Jogos Paralímpicos.

As ações serão iniciadas em junho deste ano nas seis cidades-sede da Copa das Confederações: Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Fortaleza (CE), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ) e Salvador (Bahia). “Estamos muito satisfeitos com o entusiasmo com que a comunidade cristã brasileira está se preparando para fazer da Copa das Confederações uma prévia da atuação que pretendemos ter nos demais eventos”, afirma o coordenador geral do MJLB, Eude Martins.

Com inscrição gratuita, o Encontro de Pastores, Líderes de Jovens e Ministérios Esportivos em Fortaleza integra a agenda de eventos que visam dar suporte e instrumentos para as atividades de evangelização.

Confira a programação:

19h00: Coquetel
19h30: Abertura, com palavra de boas-vindas e oração
19h35: Devocional: A Bíblia e a Linguagem dos Esportes
19h55: Apresentação do Movimento Joga Limpo Brasil
20h10: Apresentação dos Ministérios Esportivos
– AME Brasil
– AMME Evangelizar – Projeto Iniciativa 2-3-5
– Atletas de Cristo
– Renas – Projeto Bola na Rede
– JMN da CBB – Projeto Avança Brasil
– CBE – parceria para treinamento nas igrejas
21h00: Apresentação do Manual de Ações Evangelísticas para Eventos Esportivos Globais
21h15: Apresentação da literatura bíblica esportiva, missionária e subsidiada da Sociedade Bíblica do Brasil (SBB)
21h25: Adesão ao Movimento JLB
21h30: Encerramento

Os participantes receberão um kit contendo: Folder do Movimento JLB; Manual de Ações Evangelísticas; Cadastro de Dados para Correspondência; Cadastro de Adesão ao Movimento JLB; Revista A Bíblia no Brasil – Edição JLB; Folders da SBB; Folders do Comitê Gestor; Bloco de Anotações do JLB, e Formulário de encomenda de literatura bíblica esportiva.

Além de Fortaleza, os encontros de Encontros de Pastores, Líderes de Jovens e Ministérios Esportivos do MJLB acontecem nas seguintes cidades-sede da Copa do Mundo de 2014: Brasília (DF), Rio de Janeiro (RJ), Fortaleza (CE), Belo Horizonte (MG), Salvador (BA), Recife (PE), São Paulo (SP), Porto Alegre (RS), Curitiba (PR), Cuiabá (MT), Natal (RN), Manaus (AM).

Informações sobre as ações e materiais para download estão disponíveis no site do MJLB: http://www.jogalimpobrasil.com.br/

______________________
Sobre o MJLB – Coordenado pela Coalizão Brasileira de Esportes (CBE), Sociedade Bíblica do Brasil (SBB), Amme Evangelizar, Atletas de Cristo e Rede Evangélica Nacional de Ação Social (Renas), o Movimento Joga Limpo Brasil representa um esforço conjunto de instituições cristãs do Brasil e do exterior, que tem como base experiências recentes e bem-sucedidas realizadas nos Jogos Olímpicos de Atlanta (1996), de Sydney (2000), de Atenas (2004) e Pequim (2008); nas Copas do Mundo da Alemanha (2006) e da África do Sul (2010); e nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro (2007).

O nome escolhido para o programa é alusivo à expressão inglesa “fair play” (jogo limpo), muito usada no meio esportivo para tratar da questão da ética, do cumprimento das regras e da importância do respeito entre os competidores. Assim, utilizando essa metáfora, o movimento pretende chamar a atenção para a importância de se praticar os princípios bíblicos no dia a dia, contribuindo, desta forma, para uma sociedade mais justa, pacífica e harmônica.

A criação do movimento foi inspirada na visão que levou o apóstolo Paulo a ir de Atenas para Corinto (Livro de Atos dos Apóstolos, Capítulo 18), uma das maiores e mais movimentadas cidades do Império Romano e sede de um dos maiores eventos esportivos periódicos, os Jogos Ístmicos. Ali, Paulo encontrou a oportunidade para anunciar o evangelho com liberdade e alcançar pessoas de todas as partes do mundo. “Queremos inspirar as igrejas e organizações cristãs a seguir o exemplo de Paulo, que, se vivesse em nossos dias, certamente, viria ao Brasil para disseminar a mensagem bíblica entre a população brasileira e os turistas”, afirma o coordenador de Comunicação.

 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *