As publicações ROOTS, produzidas pela Tearfund, têm o objetivo de apoiar o trabalho das organizações cristãs de desenvolvimento. Fornecem informações detalhadas sobre tópicos relevantes e foram produzidas para serem estudadas e usadas, de forma conjunta, pelos funcionários dessas organizações. Podem auxiliar nas atividades que você desenvolve, seja em sua igreja ou em sua comunidade.

ROOTS n° 11 fala a respeito da parceria com a igreja local. Veja abaixo um breve resumo deste material produzido por Janaína Lima, uma das bolsistas do Paralelo 10 no Centro Evangélico de Missões:

Tearfund é uma fundação evangélica de assistência e desenvolvimento que trabalha através de parcerias locais a fim de trazer auxílio e esperança as comunidades carentes por todo o mundo.
Roots 11 tem como objetivo principal servir de instrumento prático de apoio a lideranças cristãs esclarecendo o que é missão integral e afirmando que o empoderamento desta prática na igreja é capaz de promover mudanças e transformações na sociedade.
O trabalho da missão integral está relacionado ao âmbito físico, espiritual e social, olhando para o ser humano em sua totalidade, num desenvolvimento integral. Para que este desenvolvimento aconteça de forma eficaz é importante e necessário o estabelecimento de um relacionamento sincero e saudável com as pessoas, buscando valorizá-las e incentivá-las às mudanças necessárias que favoreçam crescimento e amadurecimento na sua comunidade.

Passos/guias para um bom relacionamento:

1. Conhecer as pessoas da comunidade e desenvolver um relacionamento amigável com elas;
2. Conhecer as organizações cristãs e igrejas da comunidade que já têm certo desenvolvimento de missão integral, incluindo-as no processo de desenvolvimento;
3. Mapear a comunidade de forma geral para conhecer seus pontos fortes e fracos;
4. Estabelecer contatos com pessoas chaves dentro da comunidade;
5. Promover meios de comunicação entre as pessoas chaves, as organizações e igrejas locais;
6.Realizar uma pesquisa em parceria com as pessoas da comunidade a fim de conhecer um pouco mais de seus sonhos e frustrações;
7.Comunicar o resultado da pesquisa para todos os interessados e pensar juntos a respeito de meios e recursos que possibilitem o desenvolvimento dos alvos desejados;
8.Buscar parcerias dentro da comunidade valorizando seus próprios recursos em primeiro lugar;
9.Buscar outros tipos de parcerias que somem ao que está sendo desenvolvido na comunidade;
10.Treinar, capacitar e incentivar os membros envolvidos a colocarem em prática seus dons, talentos e disponibilidade para o desenvolvimento das iniciativas propostas;

Quer conhecer este material na íntegra? Clique aqui

  1. interessante quando veja esta lista com os passos e percebo o quão difícil é vivênciala no seio da igreja nos dias atuais.
    Quando não falta os meios, falta os recursos e assim por diante, graças que não falta o Eterno e Todo Podereso Deus pra nos sustentar.

  2. Ola amigos do Paralelo 10

    Como Representante Nacional da Tearfund para o Brasil, desejo agradecer pelo interesse de voces em divulgar esta e outras publicacoes da Tearfund.

    Nossas publicacoes tem realmente este proposito: unir, motivar e capacitar aqueles que trabalham na linha de frente, especialmente em igrejas, ONGs e grupos comunitarios comprometidos em diminuir a pobreza, as desigualdades e o sofrimento.

    Todas as publicacoes sao gratuitas e podem ser acessadas no site da Tearfund: http://tilz.tearfund.org/Portugues/

    Um abraco a todos.

    Joao Martinez da Cruz
    Londres, Inglaterra

  3. Déborah Munir

    Muito Obrigada!!!
    Ao pessoal do Paralelo 10 por nos ajudar a conhecer e ‘a Tearfund por fazer este trabalho, impressionante este site, a quantidade de informações, a disposição de compartilhar, perfeito!
    Abraços! Valeu!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *