Por Ronaldo Lidório*
 

Provérbios 11 nos encoraja a lançar todas as nossas sementes, “ pela manhã, e ainda a tarde não repouses a sua mão”. Esta expressão de intensidade e constância nos ensina que devemos trabalhar logo cedinho – quando animados e dispostos – e quando a noite se aproximar, o cansaço e as limitações chegarem, ainda assim não deixar de semear. Fala-nos sobre a perseverança na caminhada e no serviço. É preciso obedecer mesmo quando o sol se põe.

O Salmo 126 também nos fala sobre o lançar das sementes e mais uma vez liga a tarefa ao esforço e obediência: quem sai andando e chorando enquanto semeia voltará para casa com alegria trazendo seus feixes, o fruto do trabalho. Para cumprirmos o ministério que Jesus nos confiou é necessário andar e chorar. E é certo que muitos fazem ambas as coisas. Tantas idas e vindas, caminhos incertos, a impressão de que há sempre mais um passo a dar, alguém a ajudar, uma pessoa a evangelizar. E as lágrimas, que descem abundantes com a saudade que bate, a enfermidade que chega, o abraço que não chega, o fruto que não é visível, o coração que já amanhece apertado, o caminho que é longo demais.
  
 Guarde seu coração enquanto anda e chora. Não perca a alegria de viver e caminhar, nem a mansidão, nem a oração, ou o humor, ou o amor.
Não deixe de semear mesmo quando está difícil. Lance a semente em todas as terras. Uma semente há de germinar e talvez a mais improvável. A que menos promete. Não dê ouvidos àquele que diz que não vai acontecer porque a terra é árida, você é incapaz, o povo nunca muda, o problema é grande demais, o sol é forte e o vento está chegando. Lance a semente.

As sementes são as mesmas, é a verdade de Deus. Mas as mãos que as lançam são diferentes. Algumas as lançam a partir de sermões pregados nos púlpitos das igrejas. Outras ajudando o caído ao longo do caminho. Ainda outras se juntando em intercessão para que o Reino avance, ou ainda contribuindo, encorajando o caído ou dando a mão ao aflito. 

Cada um de nós possui uma rota de vida única e insubstituível. Os caminhos por onde você passa outro jamais passará. A rede de contato, amizade, relacionamentos que você tem, outro jamais terá. Suas habilidades e oportunidades também são únicas. Cabe a cada um de nós, portanto, lançar todas as sementes que Ele nos confiou.

Jim Elliot, missionário entre os Auca do Equador na década de 50 afirmou que “ao chegar o dia da nossa morte, nada mais devemos ter a fazer, a não ser morrer”. Observe sua vida e lance a semente, cumprindo a missão.

* Ronaldo Lidório é missionário das missões AMEM (A Missão de Evangelização Mundial) e APMT (Agência Presbiteriana de Missões Transculturais) e atualmente trabalha no Amazonas. É doutor em antropologia e está envolvido com o desenvolvimento sustentável em projetos sociais.

  1. ESTE ARTIGO É SUPER INTERESSANTE COMO POSSO DIZER? LINDA MENSAGEM!
    “Guarde seu coração enquanto anda e chora. Não perca a alegria de viver e caminhar, nem a mansidão, nem a oração, ou o humor, ou o amor.
    Não deixe de semear mesmo quando está difícil. Lance a semente em todas as terras. Uma semente há de germinar e talvez a mais improvável. A que menos promete. Não dê ouvidos àquele que diz que não vai acontecer porque a terra é árida, você é incapaz, o povo nunca muda, o problema é grande demais, o sol é forte e o vento está chegando. Lance a semente.”
    PRECISAMOS SEMPRE DE UMA BELA MENSAGEM SIM PARA REFLETIMOS E COMO É BOM UM INSENTIVO DE VIDA NESTAS HORAS E DIAS DIFICIES QUE VIVEMOS!!

    OBRIGADA QUE DEUS CONTINUE LHE ABENÇOANDO!

  2. Jim Elliot tem razão, temos que fazer pra Deus enquanto temos vida. Jesus nos deu vida com abundancia, nos dá saúde, nos deu o pricipal: A Salvação, o que daremos em agradecimento ao Salvador? As mãos, o tempo, tudo o que ele precisar para salvar outros.

  3. Orlando Osmar Vilela Neto

    Cordiais saudações !!!
    Quero parabeniza-lo amado irmão pela execelente reflexão de acabou de escrever. Vivemos os últimos dias da Igreja na terra e muitos ministério acabaram deixando de lado o “ato de semear”. Ficaram institucinalizadas demais, com reuniãos, palestras, wokshops,festas, convenções, etc…, enfim uma miríade de coisas que eles julgam ser a “vontade do Senhor” quando na verdade eles não querem nenhum compromisso com o “IDE” do Senhor.Que o Senhor Deus nos ajude a continuar semeando a sua Palavra, mesmo na adversidade que muitas vezes encontramos dentro no nosso proprio ministério !!

  4. Concordo Plenamente com o missionario Ronaldo no que diz respeito em me lembrar de Pv 11 de que nunca devemos desfalecer, principalmente de nossas obrigações. O Ide foi para todos, a missão e o objetivo são os mesmo, porque então nós encontramos tanta dificuldade de semearmos?

  5. O dito foi bem dito, principalmente porque é dito por alguém que vive o que fala. O missionário Ronaldo Lidório não tem se cansado de lançar a semente, mesmo nas circunstâncias mais adversas. É uma exortação da palavra de Deus, e da experiência de alguém que a vivencia. Não nos cansemos também de orar em seu favor.

  6. LENY RODRIGUES

    LENDO ESSA LINDA MENSAGEM LEMBREI-ME DE UMA CANÇÃO: QUEM TEM POSTO A MÃO NO ARADO NÃO DEVE NUNCA OLHAR PRA TRAZ … A SEMENTE É BOA, POIS ELA É A PURA PALAVRA DE UM DEUS VIVO. PARA FAZER GERMINAR OS FURTOS NO TEMPO CERTO. O ARADO É A TERRA, OS FRUTOS SÃO AS VIDAS SALVAS PARA JESUS CRISTO. CAMINHANDO E CHORANDO, MAS TRAZENDO CONSIGO O CESTOS CHEIOS DE FURTOS E FLORES PARA OS BRAÇOS DO PAI DE AMOR . ABRAÇOS

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *