As crianças precisam do evangelho, assim como os adultos. Embora as expressões de espiritualidade variem, há um só evangelho para adultos e crianças. A transmissão do legado da fé dos pais para os filhos e a evangelização de crianças já são pontos de unanimidade nas igrejas evangélicas.

→ Leve-me direto para o teste “Igreja Amiga da Criança”

Mas avanços significativos podem ser feitos em direção ao trabalho social cristão, como parte da missão da igreja no mundo.

Quando uma igreja envia um de seus membros para o trabalho social entre crianças e adolescentes socialmente vulneráveis ou inicia um trabalho social, ela deve entender que a missão na qual acaba de se envolver deve atingir quatro objetivos básicos:

Resgate e cura – Para as crianças e adolescentes vulneráveis a mensagem de reconciliação traz a promessa de que é possível quebrar o ciclo opressor que governa seus relacionamentos. Eles podem e devem buscar ajuda para sair de situações violentas e desumanas.

Cuidado – As necessidades diárias de crianças e adolescentes não podem esperar. Eles precisam de comida, de um lugar seguro para morar, de uma escola para frequentar, de alguém para abraçar e aconselhar, hoje! Há mil e uma maneiras de prover esses cuidados.

Defesa – Devemos buscar por melhorias práticas na vida das crianças e de suas famílias e isso deve vir aliado à luta pela garantia dos direitos das crianças e adolescentes negligenciados e traduzido em ações práticas de justiça.

Promoção – Num mundo onde Jesus é o Rei, as crianças serão acolhidas como cidadãs, não como objetos de consumo, como é a realidade de tantas hoje. Isto significa treinar a nós mesmos a enxergar as crianças pela perspectiva de Jesus.

O trabalho de Deus de “reconciliar consigo mesmo todas as coisas” exige de nós uma resposta que envolve nosso compromisso e engajamento com as crianças vulneráveis, mas ele é essencialmente uma obra divina. Parte do que almejamos só acontecerá no futuro. No presente anunciamos esta nova ordem inaugurada por Jesus na sua morte e ressurreição há dois milênios.

 

Avalie sua igreja aqui!

 

 
Elsie Gilbert,

Missionária e jornalista,

Coordenadora da Rede Mãos Dadas. Casada com James Gilbert, mãe de três filhos e de uma filha.

 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *