Os discípulos de Jesus acharam que apresentar as crianças ao Mestre não era essencial. Jesus discordou. Ele as convidou para se aproximarem mais dele e também as tomou no colo. E como se isto não fosse o bastante, impondo as mãos sobre elas, as abençoou.

O que é abençoar? É pedir que Deus conceda tudo o que fará bem para aquela pessoa. É pedir plenitude de vida para o outro. Jesus disse, “Eu vim para que tenham vida, e a tenham em abundância”. Veja abaixo uma lista de itens que o próprio Jesus desfrutou como menino. Podemos dizer com segurança que Jesus também foi abençoado como criança!

I. Ele nasceu numa família harmoniosa, composta de pai e mãe, provavelmente avôs, avós, tios, tias, primos e primas e depois de Jesus, irmãos e irmãs..

II. Ele foi incluído numa comunidade como um menino comum, filho de um carpinteiro. Não era nem mais, nem menos, que seus colegas. 

III. Sua infância foi rica de setas que apontavam para Deus. A partir das festas religiosas, dos ritos e costumes de sua cultura e também dos ensinamentos centrados na sinagoga, todo menino judeu aprendia muito sobre o Pai.

IV. Ele teve boas oportunidades de lazer e entrosamento social. A história do “desaparecimento” de três dias, na festa em Jerusalém comprova isto. Os pais acharam que ele estava com amigos e parentes na caravana.

V. Seus pais o mantiveram alimentado, bem cuidado, protegido. Lembra da fuga para o Egito? Eles também colocaram limites e ensinaram a ele o valor da disciplina. “E voltou com eles para Nazaré e era submisso a eles”. Lc 2.51

VI. A referência que ele faz à lei de Moisés no Sermão do Monte, prova que ele recebeu uma educação fundamentada em valores morais. 

VII. Aos 12 anos ele já reconhecia que tinha uma missão importante e isto não foi menosprezado pelos pais. E a mãe dele guardava todas estas coisas no coração. Lc 2.51

Pense nas crianças que Deus colocou no seu caminho para receber o seu amor, afeto, atenção, cuidado e orientação. Imagine Jesus colocando suas mãos sobre a cabeça de cada uma delas. Visualize o Mestre invocando a bênção do Pai sobre suas vidas. O que Jesus inclui na lista geral de bênçãos? Será que o nosso esforço como pais e mães anda junto ou na contramão das bênçãos que o Pai tem reservadas para eles?

 

Quer saber mais? Avalie suas expectativas como pai ou mãe, clicando nas palavras “Acesse aqui!”.

Acesse aqui!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *