Vida comunitária: espaço de transformação e sustento mútuo

SÉRIE REVISTA ULTIMATO
Artigo: “Quando vocês se reúnem”, Ed René Kivitz, Ultimato 393

Texto básico 
Salmo 133

Textos de apoio
– Êxodo 30. 22-31
– Salmo 122. 1
– Atos 2. 41-47
– 1 Coríntios 12. 12-27
– Efésios 4. 1-7, 15-16
– Hebreus 10. 19-25

 

Introdução

Considerarmos a nossa fé como um “ponto de partida” ou mesmo um “porto de chegada” não seria algo errado. Porém, talvez seja mais condizente com a realidade conceituarmos a nossa experiência de fé como uma “travessia”. E, sendo uma “travessia”, esta experiência não apenas pressupõe, mas exige parceria, companheirismo, convivência.

Numa sociedade cada vez mais acomodada e “viciada” no conforto da vida moderna, a igreja precisa manter a sua identidade de “comunidade peregrinante”, uma comunidade forjada na marcha e no caminho.

Isso tudo nos convoca para uma vivência comunitária atenta, solidária e intencional, que não se permite sucumbir diante das tentações do “facilismo” e do “escapismo”, frente aos obstáculos e à “falta de controle” da difícil tarefa de ser e existir como uma comunidade de amor e acolhimento.

Quem está disposto a aceitar este chamado? Quem está disponível para substituir o “comodismo” e o conforto do quarto refrigerado pelo “calor” e a “trepidação emocional” da estrada irregular da convivência em comunidade? 

 

Para ler o estudo bíblico na íntegra, acesse a edição 393 da revista Ultimato.

Print Friendly, PDF & Email

Tags: , , ,

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário