Cuide das Raízes, Espere pelos Frutos é um devocionário especial. Trata-se do primeiro livro do pastor Elben César (1930–2016), fundador da revista Ultimato, publicado após a sua morte. O “Reve”, como o pastor Elben era conhecido, faria 91 anos hoje.  Ele não cansava de repetir: “Alimente-se da Palavra de Deus – deixe que ele fale e fale com ele – e o resto virá”.

Além do legado imaterial (valores e história de vida), ele deixou uma quantidade enorme de escritos. São textos inéditos e outros já publicados, alguns iniciados e uma montanha de anotações de leituras bíblicas, além de vasta correspondência que mantinha com familiares, amigos, missionários e leitores da revista.

O título, Cuide das Raízes, Espere pelos Frutos, e a capa deste livro foram inspirados em sua insistente ênfase: é preciso alimentar-se da Palavra de Deus – estar na presença de Deus, deixar que ele fale e falar com ele – e confiar que o resto virá.

A metáfora da árvore junto ao rio é abundante nas Escrituras e aponta também para a restauração. Primeiro em Ezequiel: “Nas duas margens do rio [que nasceu debaixo da entrada do templo], crescerão árvores frutíferas de todo tipo. As suas folhas nunca murcharão, e as árvores nunca deixarão de dar frutas. Darão frutas novas todos os meses, pois são regadas pelo rio que vem do Templo. As frutas servirão de alimento, e as folhas, de remédio” (47.12). Depois, João, em Apocalipse: “O anjo também me mostrou o rio da água da vida, brilhante como cristal, que sai do trono de Deus e do Cordeiro e que passa no meio da rua principal da cidade. Em cada lado do rio está a árvore da vida, que dá doze frutas por ano, isto é, uma por mês. E as suas folhas servem para curar as nações” (22.1-2).

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *