Por intermédio dela, você se torna discípulo de Jesus e membro de seu corpo.

Mas, se vocês acham que não é bom servir ao Eterno, então, escolham a um deus a quem preferem servir […] Quanto a mim e à minha família, nós serviremos ao Eterno. (Js 24.15)

Decidir quer dizer resolver-se, tomar uma resolução. É mais do que definir-se, pois sugere não só a aceitação de um fato, mas ainda a dedicação incondicional a essa verdade.

Se Elias exigiu de Israel uma definição, Josué, muitos anos antes, após a partilha da terra de Canaã, solicitou deles uma reafirmação da decisão de servir ao Senhor: “Se vos parece mal servir ao Senhor, escolhei hoje a quem sirvais: se aos deuses a quem serviram vossos pais, que estavam dalém do Eufrates, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais”. O sucessor de Moisés logo lhes antecipou sua própria decisão: “Eu e a minha casa serviremos ao Senhor” (Js 24.14-28).

A Bíblia registra decisões espetaculares. Rute, a moabita, declarou à sogra: “Não me instes para que te deixe e me obrigue a não seguir-te; porque, aonde quer que fores, irei eu e, onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus” (Rt 1.16). O filho pródigo não ficou apenas na fase que antecede a decisão, mas “levantando-se foi para seu pai” (Lc 19.14-24). Zaqueu disse a Jesus: “Senhor, resolvo (presente do indicativo) dar aos pobres a metade dos meus bens…”. A decisão foi tão genuína e forte que Jesus afirmou: “Hoje houve salvação nesta casa” (Lc 19.1-10).

Conta-nos Lucas que Jesus “dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, dia a dia tome a sua cruz e siga-me” (Lc 9.23). O convite era dirigido a todos, mas a decisão de segui-lo teria de ser pessoal. A decisão por Cristo será sua. É intransferível. Por intermédio dela, você se torna discípulo de Jesus e membro de seu corpo.

Trecho retirado de Cuide das Raízes, Espere pelos Frutos, da Editora Ultimato.

Leia mais:
» O que significa ser discípulo? | Estudo Bíblico

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *