“A virgem ficará grávida e terá um filho que receberá o nome de Emanuel. (Emanuel quer dizer ‘Deus está conosco’)” (Mt 1.23)

O Evangelho que mais cita as profecias do Antigo Testamento relativas à pessoa de Jesus faz questão de mencionar o profeta Isaías quando ele diz que “a virgem ficará grávida e terá um filho que receberá o nome de Emanuel” (Is 7.14; Mt 1.23). Além disso, Mateus explica por conta própria que Emanuel quer dizer “Deus conosco” ou “Deus está conosco”.

Curiosamente esse nome próprio só aparece três vezes nas Escrituras. A mensagem nele contida é extraordinária. O Deus absolutamente santo, em Cristo, se aproxima do ser humano, absolutamente pecador. O céu se abaixa e a terra se levanta. Em Cristo, os dois se encontram e permanecem no mesmo plano. O abismo desmedido acaba.

Pois Jesus é o Emanuel, o Deus conosco, que veio lá de cima, tornou-se carne (virou gente) e viveu entre nós (Jo 1.14a). Comeu conosco. Caminhou, sofreu, sentiu fome, subiu a montanha, atravessou o mar, orou, cantou, falou, chorou e foi ao templo conosco. A junção é perfeita. Ele é a Videira e nós somos os galhos (Jo 15.5a). Onde nós estamos, ele está; para onde ele foi nós também vamos. Somos um só corpo com ele! (1Co 12.27).

Trecho retirado de Era uma Vez um Natal sem Papai Noel, disponível para download gratuito.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *