Estivemos no último final de semana em Goiânia, no Zero Db Estúdio, do compadre Olemir Cândido, fazendo os overdubs do DVD Chão.

Marcus Moraes, Carlinhos Veiga, Leo Barbosa e Olemir Cândido, madrugada a dentro no Zero Db.

Mas o que é esse tal de overdub? O Wikipédia nos ensina: “é a técnica de gravação que consiste em adicionar novos sons a uma gravação já anteriormente realizada. Desta maneira, a gravação da voz de um cantor, por exemplo, pode ser multiplicada de forma a parecer a gravação de mais de uma pessoa. O mesmo pode ser feito com qualquer instrumento ou grupo de instrumentos”.

Na prática, no nosso caso, foram as gravações feitas em estúdio, posteriores às gravações ao vivo, no Theatro de Pirenópolis, com a finalidade de corrigir os detalhes que nos escapam na hora do show. A gente vai pro estúdio ouve cada música e se algo ficou errado, comprometendo o trabalho, a gente refaz, corrigindo. Coisas possíveis pela tecnologia de gravação dos dias atuais que simplesmente deixa a gente boquiaberto. Ainda bem que é possível isso, não é? Imagine só você ter que assistir um DVD ou um CD gravado ao vivo e com acordes errados ou uma virada da percussão fora do tempo, ou mesmo uma desafinação feia do vocalista. Isso ao vivo passa tranquilamente. Numa gravação já é diferente.

Graças a Deus não tivemos muita coisa para corrigir. Apenas pequenos detalhes. O maior tempo que gastamos em estúdio foi gravando a inédita “Maragogi”, que por sinal tá ficando muito bonita! Essa canção virá apenas no CD, um bônus track.

Estamos trabalhando muito para que tudo fique pronto até outubro.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *