* Por Phelipe Reis

 

É Natal! Em casa: pisca-piscas espalhados, bolas brilhantes suspensas, guirlanda na porta e a tradicional árvore de Natal decoram o espaço. Nas igrejas: preparam encenações, ensaiam corais e organizam celebrações especiais. Os artifícios são maneiras criativas para lembrar e comemorar uma das datas de maior significado para os cristãos: o Natal – “Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz” (Isaías 9.6).

Você já parou para pensar como missionários brasileiros que vivem outros países, numa cultura diferente, celebram o Natal? Aliás, sendo o Natal uma celebração de origem cristã, ele é celebrado em países cuja a maioria da população professa outra fé? Você sabia que há países em que a maioria da população nunca recebeu uma explicação sobre o significado do Natal? Como é a celebração natalina na Romênia e na Tailândia? Missionários brasileiros contam como é a celebração do nascimento de Jesus nestes dois países. Jorge Carvalho descreve a celebração natalina na Romênia e o casal Adriano e Fabiana contam sua experiência na Tailândia. Confira.

 

O país que possui as músicas natalinas mais bonitas

por Jorge Carvalho¹

Em nosso primeiro ano na Romênia vivemos um dilema: como comemorar o Natal sem familiares ou amigos? Decidimos fazer uma festa para comemorar o aniversário de Jesus. Nunca vamos esquecer deste Natal! Foi o mais especial que tivemos pois resgatamos em família o verdadeiro sentido: Jesus, só Jesus!

A partir do segundo ano, ao fazer amigos, fomos expostos a como os romenos o celebram. Para começar, o Natal aqui é como nos filmes, com neve. Além disso, diferentemente do Brasil, a ceia não é servida na véspera, mas no almoço do dia 25. O prato principal é carne de porco, mas nunca pode faltar o sarmale (charuto de repolho, prato mais tradicional da culinária romena). A árvore de Natal é um pinheiro de verdade, que é vendido nas ruas e nas feirinhas de Natal, um conjunto de cabanas de madeira dispostas em círculo, onde se vende de tudo, de enfeites natalinos até o habitual vinho fervido que, servido com laranja e canela, é ótimo para se aquecer. 

Outra forte tradição por aqui são as músicas natalinas (colinde de craciun). Em todo mundo existem músicas de Natal, mas em nenhum outro lugar elas são tão bonitas como na Romênia. É normal ver grupos cantando de porta em porta na semana natalina. 

Apesar de o Natal ser celebrado de forma tão rica na Romênia, a Páscoa é ainda mais forte. O motivo? Descobri no primeiro ano, quando, em processo de adaptação, resolvi perguntar a um taxista. A resposta dele foi surpreendente: “É simples: todo mundo nasceu, mas só um ressuscitou!”

 

O Natal no país em que ninguém sabia o que era o Natal

Por Adriano e Fabiana de Araújo²

Na Tailândia, durante o Natal, os estudantes vão à escola, o caminhão passa coletando lixo, o farmacêutico trabalha, as agências bancárias ficam abertas e os monges budistas saem às ruas coletando os méritos. Na verdade, não há Natal na Tailândia. É uma data sem significado algum. Para muitos tailandeses, o Natal é a festa do Ano Novo comemorado pelos ocidentais.

Em meio a esta realidade, os cristãos (0,6% da população), aproveitam o mês de dezembro para fazer eventos evangelísticos. É uma oportunidade para explicar para as pessoas que o Papai Noel não é um deus que protege as pessoas dos espíritos e que o trenó dele não leva ninguém para o céu. É uma oportunidade de presentear amigos com uma camiseta com uma mensagem de vida e esperança.

Para os cristãos, dezembro se torna o mês com mais programações. As igrejas procuram oportunidades para ir às escolas, universidades e comunidades para compartilhar sobre a importância do nascimento de Jesus, o nascimento do salvador do mundo! Fazemos festas, sorteio de presentes, show de música, teatro, serenata, distribuímos folhetos, gibis, livros de atividades. Tudo para explicar o que aconteceu há aproximadamente dois mil anos e dizer que celebramos o aniversário de uma pessoa que está viva.

Foi numa dessas atividades evangelísticas, numa escola, que perguntamos para os alunos budistas o que era celebrado dia 25 de dezembro e ninguém soube responder. É por isso que procuramos não perder nenhuma oportunidade durante esse período do ano. 

Assim, por meio da amizade que desenvolvemos no dia a dia e aproveitando as atividades desse período testemunhamos Jesus nascendo no conhecimento e no coração das pessoas. Os projetos evangelísticos de Natal têm dado muitos frutos entre os budistas e religiosos da Tailândia. Há casos de pessoas que tem se convertido nessas ocasiões e hoje estão conduzindo outros a Cristo. Quando Jesus nasce na vida de budistas, a celebração do nascimento de Jesus se torna um marco a ser compartilhado cada vez com mais força e criatividade.

 

¹Jorge Carvalho, missionário da Sepal em Bucareste, Romênia. Casado com Virgínia e pai de Elisa e Filipe. A família está no campo missionário desde junho de 2010. 

²Adriano e Fabiana de Araújo, pais de Davi e Lucas, missionários da SEPAL e OMF no Reino da Tailândia desde 2001.

 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *