Por Antonia Leonora van der Meer *

Que Deus, a fonte de esperança, os encha inteiramente de alegria e paz, em vista da fé que vocês depositam nele, de modo que vocês transbordem de esperança, pelo poder o Espírito Santo” (Rm 15:13, NVT).

Esperança é uma palavra necessária em meio à crise. Crises causam temor, solidão ou angústia! Então como nos enchermos inteiramente de alegria e paz no momento atual?! Parece que não faz nenhum sentido! Mas o texto de Paulo aos romanos fala da fé, da confiança que depositamos em Deus. A crescente curva do COVID-19 e as declarações diárias sobre essa pandemia nos meios de comunicação nos causam tristeza e angústia. Como então nossa fé pode nos devolver a esperança?

Em primeiro lugar, porque a esperança é baseada na soberania de Deus. O Senhor permitiu a chegada e a dispersão do vírus e não sabemos o porquê, mas podemos lembrar a declaração de Paulo no capítulo 8 de que Deus faz todas as coisas cooperarem para o bem dos que o amam. Ele está agindo e pode abençoar as nações na luta contra esse vírus.

Em segundo lugar, porque Deus não deu liberdade total ao COVID-19, e quando Ele disser: “até aqui e não além”, o vírus terá de lhe obedecer. Vivi 10 anos em Angola, no período da guerra civil, sem meios de comunicação. Imagine como era a solidão e angústia naquela época! Hoje, mesmo em meio a toda essa crise mundial, nós podemos nos comunicar com a família e com pessoas de qualquer país.

Em terceiro lugar, porque acima de tudo Ele ama seus filhos, é misericordioso e gosta de ouvir o seu clamor humilde: “Estamos certos de que Ele nos ouve sempre que lhe pedimos algo conforme sua vontade” 1 João 5:14.

Você ainda se sente triste, sem paz e esperança? Clame a Deus, deposite sua fé nele. Você não está sozinho! Qualquer que seja sua situação, há esperança. Mande uma mensagem hoje mesmo pedindo apoio a sua igreja ou a um conselheiro.

* Texto publicado originalmente no site da AMTB – Associação de Missões Transculturais Brasileiras.

  1. Congratulations on the text!
    Hope is the key word in these times of crisis.
    In Christ we are more than conquerors.

    “Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo.” João 16:33

  2. O oposto do orgulho não é a humildade
    Posted by ultimatojovem

    Great text.

    The solution to pride is certainly on the cross of Calvary, where Jesus, our lord and savior, nailed him with his death and resurrection. Glory to god in the highest!

    “Mas longe esteja de mim gloriar-me, a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim e eu, para o mundo. Gálatas 6:14”

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *