Foto oficial do Vocare 2015

Você já parou para refletir qual é o chamado que Deus tem para sua vida? Voltado para jovens e adolescentes cristãos em busca de respostas, o congresso do movimento Vocare ajuda nessa e em outras perguntas. Este ano, ele acontecerá entre os dias 21 e 23 de abril, no feriado de Tiradentes, em Maringá (PR).

A inscrição já está aberta desde 2016 e custa R$ 299, com alimentação inclusa. A hospedagem será no próprio local do evento, o campus da UNICESUMAR (Av. Guedner, 1610), e os participantes que ficarem por lá devem levar seus próprios colchonetes ou colchões de ar para dormirem nas salas. Veja mais e inscreva-se em http://vocare.org.br/ .

Com foco na faixa etária de 16 a 26 anos, o movimento busca mobilizar jovens para a missão de Deus, seja para servirem onde estudam, trabalham ou em algum campo transcultural. Lá é possível conhecer e conversar com diversas agências missionárias, organizações e ministérios de diferentes áreas de atuação: a ideia é encontrar a resposta para o seu chamado.

Organizado pela Associação de Missões Transculturais Brasileiras (AMTB), o Vocare teve, na primeira edição, em 2015, 700 jovens presentes. Em 2016 o número saltou para 1200 pessoas e espera-se 2 mil neste ano. O coordenador nacional, Rodrigo Gomes, conta que a cada edição ele espera que mais jovens sejam conectados com a sua vocação. “Não é um evento feito pra pessoa ir, sentar e assistir, é feito pra interagir. A tendência é que cada vez mais a gente tire o foco do palco, mas que tenha uma experiência. [Algo] que proporcione ao jovem uma experiência com Deus em relação a sua vocação. Para que entenda o que Deus quer para a sua vida e tenha a oportunidade de forma prática, bem objetiva, para já sair dali engajado de alguma forma.”

O Vocare conta com mais do que palestras e apresentações. “No palco, o nosso desejo é colocar jovens anônimos que estão espalhados fazendo diferença e transformando a sua realidade a partir do momento em que vivem a sua vocação em Cristo, queremos dar voz a essa galera”, compartilha Rodrigo. Este ano, haverá 40 oficinas, além de espaços como o “Connect”, feito para apresentar “oportunidades imediatas de envolvimento” nas organizações filiadas à AMTB. O “Vocvillage” também será um local interativo, com estandes de missões e instituições. Além disso, para refletir o participante pode aproveitar e aconselhar-se no “Hangout”, conversando com gente com experiência de vida sobre suas dúvidas. Se a dúvida é prática, é possível mergulhar um pouco na realidade com a “Vivência Missionária”.

São vários grupos reunidos para realizar o congresso. “Hoje nós somos 31 organizações envolvidas diretamente na coordenação do movimento Vocare, temos 72 pessoas envolvidas na equipe em 22 coordenações diferentes”, compartilha Rodrigo. Desta forma, abrangência de espaços e áreas de atuação oferece um amplo leque para que o jovem possa conhecer e conectar-se, seguindo assim o chamado de Deus para sua vida.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *