Provérbios
Salomão, Rei de Israel
Século 10 a.C.
O primeiro capítulo desse livro bíblico deixa claro que os provérbios ali contidos não foram reunidos de forma aleatória; ao contrário, tinham um propósito bem definido: a transmissão da sabedoria hebraica, principalmente de pai para filho. Foi exatamente na rotina do lar que a literatura sapiencial se desenvolveu no Israel antigo, diferentemente de outras nações da época, como no Egito, onde havia escolas de elite somente para garotos talentosos. Devido ao seu formato, se adapta facilmente a qualquer dinâmica familiar. Portanto, não há melhor livro das Escrituras para (re)começar a ensinar às crianças as questões cruciais da vida na perspectiva da ordem moral criada por Deus, de maneira que lhes será possível decorar e guardar lições para o resto da vida.
Por Marcos S. Nazareth

Coleção Crianças Famosas
Editora Callis
Conhecer a infância de compositores como Carlos Gomes, Chiquinha Gonzaga, Bach, Beethoven e de artistas como Portinari, Aleijadinho, Michelangelo e Picasso traz encantamento e muitos fatos curiosos. Excelente leitura para despertar o lado artístico das crianças e conhecer um pouco mais sobre a vida desses homens e mulheres, e muitos outros, que encantam gerações.
Por Márcia Barbutti

Coisas que Toda Garota Deve Saber
Samantha Rugen
104 páginas
Melhoramentos
1997
Com um texto fácil e bem-humorado, fala da adolescência para as meninas, dá dicas importantes sobre como cuidar da saúde, pele, corpo e como evitar o álcool e as drogas. Além de ser ilustrado, faz algo complicado parecer mais fácil.
Por Lucinéa de Campos

Você é Especial
Max Lucado
36 páginas
Hagnos
2004
Você é Especial é apenas o começo de uma longa história contada em seis livros por Max Lucado e ilustrada por Sérgio Martinez. Dessa história fazem parte Eli, um habilidoso carpinteiro, Marcinelo, Lúcia, Tuck, Nip, Splint, Fininha, Ripa, Farpa e outros bonecos de madeira moradores da aldeia dos xulingos.
Cada xulingo é diferente do outro e enfrenta grandes dilemas ao longo de sua história: “O que é ser bonito ou feio?”; “É melhor ser você mesmo ou ser como os outros querem que você seja?”; “Brinquedos ou amigos?”; “Sou importante?”; “Fazer coisas grandiosas para os outros verem ou coisas simples e realmente significativas?”.
Nem sempre é fácil encontrar respostas. Cada livro revela como é desafiador viver, relacionar-se, aceitar-se, demonstrar simpatia e serviço ou simplesmente lembrar que cada boneco de madeira – os fininhos como uma vara, os elegantes feitos de maçaranduba etc. – é especial e foi feito pelo seu criador, o carpinteiro Eli, com um propósito.
Por Ariane Gomes

 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.