Livro da Semana | Contando e Cantando – Conhecendo as Histórias de Hinos Cristãos

 

Horácio Richmond Palmer, doutor em Música pela Universidade de Chicago, pertencia a uma família de músicos. Nascido em Sherburne, Estado de Nova York, em 26 de abril de 1834, cantou no coral do seu pai desde os 9 anos de idade, e começou a compor aos 18 anos. Cursou a Academia de Música Rushford, em Nova York, da qual se tornou diretor com apenas 20 anos de idade. Mais tarde, estudou música em Berlim e em Florença, antes de estabelecer-se em Chicago, onde morou de 1861 a 1874. Aí fundou a revista musical Concórdia (1866) e publicou com grande êxito duas obras: The Song Queen (Canções da Rainha) e The Song King (Canções do Rei). A partir de 1874, já na cidade de Nova York, tornou-se regente do coro Nova York City Choral Union, com quatro mil vozes. Editou mais de cinquenta publicações incluindo cânticos, coleções corais e obras teóricas. Colaborou com o bispo Vincent, deão da Escola de Música de Lake Chautauqua. Morreu em Nova York em 15 de novembro de 1907.

Interessado na obra realizada pelas Escolas Dominicais e entendendo a música como um veículo eficiente de conhecimentos bíblicos, o doutor Palmer pediu a Mary Ann Baker que escrevesse uma série de hinos (que falasse sobre os) relacionados aos temas estudados nas classes dominicais. Um dos temas era: “Cristo acalmando a tempestade” (Mt 14.22-33).

Mary Ann havia acabado de sofrer profundo desgosto. O hino “Sossegai!” resultou da sua experiência nessa grande provação.

[…] 

Mestre! O mar se revolta
E as ondas nos dão pavor!
O céu se reveste de trevas;
Não temos um salvador!
Não se te dá que morramos?
Podes assim dormir
Quando a cada momento nos vemos
Já prestes a submergir?

“As ondas atendem ao meu mandar. Sossegai!
E, seja o encapelado mar,
A ira dos homens, ou gênio do mal,
Tais águas não podem a nau tragar
Que leva o Senhor, Rei do céu e mar,
Pois todos ouvem o meu mandar.
Sossegai! Sossegai!
Convosco estou para vos salvar.
Paz! Paz gozai!”

[…]

• Trecho retirado do livro Contando e Cantando – Conhecendo as Histórias de Hinos Cristãos, de Henriqueta Rosa F. Braga  (Editora Ultimato).

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.