Conteúdo “Mais na Internet” da revista Ultimato, edição de maio/junho de 2018

Por Redação

A imagem conhecida como “Anunciação”, na Bíblia Pauperum, mostra, à esquerda, Eva e a serpente e, à direita, Gideão. Eva recebe a maçã, Gideão recebe um milagre, e Maria, no centro, recebe a palavra. Muitas vezes, Maria é mostrada como a “correção” de Eva – enquanto esta traz o pecado para o mundo por sua desobediência, aquela traz a cura do pecado (Cristo) por sua virtude (virgindade). O texto acima deste conjunto de imagens explica que em Gênesis 3, Deus diz à serpente que uma mulher vai esmagar sua cabeça, e ela lhe ferirá o calcanhar.

No quadro à direita, Gideão fica de joelhos depois de testemunhar o milagre da lã. Cansado da batalha, ele pede um sinal de que seria vitorioso – que o solo fique seco e a lã coberta de orvalho. Na manhã seguinte, Deus dá a Gideão o seu milagre (depois, Gideão pede o reverso, e consegue isso também). Essa imagem faz eco ao milagre impossível na vida de Maria, enfatizando o poder que Deus tem sobre o mundo físico. A “prova” de Gideão está no orvalho impossível, assim como a prova do amor de Deus é a gravidez da virgem. As duas imagens do Antigo Testamento – Eva e Gideão – são figuras muito diferentes, no entanto, semelhantes em sua impertinência: desafiam Deus abertamente para conhecer a verdade, ou seja, saber o que Deus conhece.

Além do conteúdo das cenas centrais, outros elementos servem para enfatizar a unidade entre as figuras de Eva, Maria e Gideão. Os pergaminhos com os anúncios imitam a forma da serpente, e em cada seção há uma figura cercada com auréola (Deus, o Espírito Santo ou um anjo) assistindo ou dirigindo a cena.

Os quatro profetas, nos quadros superior e inferior à cena central, comentam sobre a cena ou seus temas, e o texto suplementar explica as conexões entre as cenas para nós. Em outras páginas, as imagens serão ligadas por uma composição similar, motivo comum ou um elemento repetido na paisagem.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.