500 Anos da Reforma  |  Por Martinho Lutero

Cerca de três meses mais tarde, disseram a Judá: “Sua nora Tamar prostituiu-se, e na sua prostituição ficou grávida”. Disse Judá: “Tragam-na para fora e queimem-na viva!”. [Gênesis 38.24]

O povo de Deus frequentemente cai em pecado. Seus exemplos nos mostram a graça e a misericórdia infinitas de Deus. Ele salva não apenas aqueles que são fiéis e morais, como Abraão, Isaque e Jacó, mas também os que são imorais, como Judá, Tamar, Rúben, Simeão e Levi. Portanto, nenhum de nós deve confiar na justiça própria quanto à sua moralidade ou sabedoria.

Por outro lado, nenhum de nós deve desistir por causa dos seus pecados. As Escrituras louvam os exemplos de Abraão, Isaque e Jacó. Ao mesmo tempo, descrevem os piores tipos de pecadores. Vemos as virtudes das pessoas mais piedosas e os pecados das pessoas mais ímpias – porém, todas elas vêm da mesma família.

Esses maus exemplos nos ensinam sobre arrependimento, fé e perdão de pecados. Nenhum de nós deve se gabar de quão bons nós somos, mas os que têm caído em pecado também não devem desistir. A Bíblia registra os erros, as fraquezas e os pecados horríveis do povo de Deus. O propósito disso é erguer e confortar aqueles que estão deprimidos por causa dos seus pecados. Pecadores precisam ouvir: “Não desista. Deus deseja que você confie nele e creia nas suas promessas. Ele pode perdoá-lo, torná-lo santo e abençoá-lo assim como ele abençoou Judá, Tamar e outros pecadores”.

Deus não deseja que dependamos dos nossos próprios esforços ou nos desesperemos por causa dos nossos pecados. Ele quer que confiemos inteiramente na sua misericórdia e graça.
Não teríamos esperança se Pedro não tivesse negado a Cristo; se os apóstolos não tivessem ofendido Cristo; se Moisés, Arão e Davi não tivessem caído em pecado. Deus deseja confortar pecadores com esses exemplos. É como se ele estivesse dizendo a cada um de nós: “Se você pecou, dê a volta por cima. A porta da graça está aberta para você”.

Em 2017, Ultimato vai relembrar e celebrar os 500 anos da Reforma Protestante. O Blog publica, sempre às segundas-feiras, uma devocional do reformador Martinho Lutero, retirado do seu Somente a Fé – Um Ano com Lutero.

 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *