Ultimato celebra os 60 anos da Aliança Bíblica Universitária, da qual é parceira por meio da ABU Editora!

Por Giovanna Amaral e Jessica Grant

Em 1957, Bob Young e Ruth Siemens deram início à missão entre os universitários brasileiros, e este ano celebramos 60 anos da Aliança Bíblica Universitária do Brasil! As comemorações estão recheadas da dinâmica de olhar para trás e buscar nas memórias identidade, aprendizado e esperança, para então olharmos para frente e podermos sonhar com os planos de Deus nas escolas, nas universidades e entre os profissionais de nosso país.

Com o tamanho do Brasil, optamos por soluções criativas para comemorar este marco envolvendo todos os cantos, e por isso focamos nas redes sociais. A campanha de 60 dias no Facebook, #60alegriasdaABUB, celebrou entre a Páscoa e Corpus Christi através de fotos e relatos enviados por estudantes, obreiros e pessoas que já passaram pelo movimento. Em especial, tivemos muitos envios da região Norte, a maior e com mais grupos pioneiros. É possível ver as postagens pesquisando por #60alegriasdaABUB no Facebook.

Também fizemos algumas entrevistas por vídeo com gente da nossa história antiga e atual, como Ziel Machado e Ricardo Borges. O objetivo é inspirar os estudantes de hoje a continuar alcançando outros estudantes e a celebrar o que Deus já fez na nossa história como movimento e como indivíduos. Os vídeos podem ser acompanhados em nosso Canal no YouTube e em nossa Página no Facebook.

Para os grupos locais que queiram realizar cultos de gratidão com participantes antigos ou até mesmo contando histórias atuais, criamos um guia com sugestões, que está na aba Recursos do nosso sitejuízos. Com isso, celebraremos por todo o país!

Foto: ABUB

Já no feriado de Corpus Christi, tivemos o “Encontro de 60 anos”. O evento de quatro dias ocorreu em Campo Limpo Paulista (SP) e recebeu mais de 100 pessoas de diferentes gerações e das sete regiões do movimento. A palavra de abertura foi proferida pela primeira vice-presidente da ABUB, Daniela Frozi. A partir do tema da alegria contínua, ela nos lembrou que, ainda que não seja fácil seguir a Jesus, a alegria que temos nele nos une e a esperança da ressurreição nos nutre: “Apesar das más notícias que recebemos, em Jesus Cristo sempre teremos boas notícias. A vida em Cristo é uma vida de alegria pelos novos valores que ele nos traz”.

A programação das manhã iniciava com louvor, oração e as exposições bíblicas que abordaram os quatro capítulos do livro de Paulo aos Filipenses. Antes da exposição, estudantes guiaram os participantes a imergir no texto bíblico via arte – dança, poesia e encenações. Nas exposições contamos com Antonia Leonora Van der Meer (Tonica), Ruth Borges, Phil Rout e José Miranda Filho.

No primeiro dia aconteceram dois Painéis de Gerações, nos quais foram compartilhadas histórias e vivências da missão. Pela manhã focou-se na geração dos anos 57-87, com Dieter Brehpol, Ziel Machado, Rute Silveira e Braulio Craveiro Filho. Dieter, inspirado pelo testemunho de Hans Bürki, ressaltou que é preciso ser sempre pertinente na universidade. Já Braulio partilhou que um dos maiores aprendizados que teve foi o da relevância bíblica para todas as esferas da vida, incluindo a profissional.

Foto: ABUB

À noite foi a vez dos 30 anos seguintes, com Ricardo Borges, Alexandre Brasil, Daniela Frozi e Esdras Bispo. Dois eventos foram bastante comentados pelos três primeiros convidados: o Congresso Nacional de 1992, “Visão, Compromisso e Sacrifício”, e o Missão 2006. Esdras, por sua vez, como o mais jovem do painel, comentou da importância do movimento estudantil para que ele se firmasse na fé.

No segundo dia, foi a vez da mesa “Experiências de Missão”, cujo objetivo era ouvir o testemunho dos pioneiros. Um destes foi José Miranda Filho, que, junto com outros estudantes de Fortaleza, fundou o projeto Castelão (apoio educacional às crianças carentes da capital cearense): “Éramos estudantes ousados. Sim, inadequados, mas olhávamos para o horizonte”. Nesta primeira rodada também contamos com Tonica e Ageu Lisboa, um dos fundadores do Corpo de Psicólogo e Psiquiatras Cristãos (CPPC).

No período da tarde, ouvimos testemunhos mais recentes. Matheus Shibakura, estudante da ABU em Ribeirão Preto (SP), testemunhou sobre o papel da ABU em sua conversão, por exemplo. Também participaram Keila Lin, da ABP Belo Horizonte (MG), Fabi Pereira, assessora auxiliar da ABU São Paulo (SP), Morgana Boostel, secretária de engajamento missionário da ABUB, e nossa secretária de formação, Nilsa de Oliveira.

No segundo dia também tivemos a ceia e celebração, que teve até bolo! E os outros dois dias foram espaço para nossa reunião administrativa, o Conselho Diretor. Saiba mais sobre o evento aqui.

São tantas histórias, mas ainda muito por fazer no mundo estudantil. Agradecemos a Deus pela fidelidade nestes 60 anos e oramos para que possamos continuar cumprindo os sonhos de Deus para as escolas e universidades brasileiras, alcançando mais estudantes para Cristo.

• Giovanna Amaral é Secretária de Administração e Comunicação da ABUB.

• Jessica Grant é Assessora de Comunicação e Arte da ABUB.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.