ontem_esponja_amanahna_peneira_webPasteurização é uma palavra bem adequada aos nossos dias. Especialmente quando o assunto é informação.

Quase tudo vem adaptado, embalado e mastigado, ao gosto dos diferentes paladares. E até a memória se tornou inútil. É aí que entra o nosso lançamento de abril: Ontem Esponja, Amanhã Peneira – o direito de ligar e desligar na sociedade da informação.

Marcos Botelho e Victor Fontana sabem contar estórias. Estórias engraçadas que ajudam o leitor a lidar com a informação sem se tornar escravo ou engolido por ela. E, por falar em engolido, você conhece aquela do jacaré?

Para explicar as causas da erosão e o estrago que a água pode fazer no solo, um velho professor dizia que era preciso saber a diferença entre “absorção” e “adsorção”. Para isso, ele apelou à imaginação dos alunos: “Faça uma viagem até o Rio Amazonas. Quando você avistar um jacaré, pule em cima dele e tente atravessar o rio até à outra margem. Se você chegar do outro lado, você atravessou o rio adsorvido ao jacaré, se você não chegar, você foi absorvido pelo jacaré”…

Para enfrentar o excesso de informação é preciso aprender a navegar. Ontem Esponja, Amanhã Peneira é uma espécie de guia de sobrevivência para lidar com o jacaré nosso de cada dia.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.