Um ano com Lutero, 500 anos depois
Quase quinhentos anos nos separam de uma das cenas mais marcantes e que povoam o imaginário protestante. Ao afixar na Catedral de Wittemberg as suas 95 teses, em 1517, Lutero mudaria o rumo da cristandade.
Talvez, o que nem todos os admiradores ou leitores do reformador conheçam é sua verve devocional. Para preparar os leitores e celebrar os 500 anos da Reforma Protestante em 2017, a Editora Ultimato lançou em fins de 2014 o devocionário Somente a Fé – Um Ano com Lutero.
E, pasmem, está esgotado. Foram mais de 3 mil exemplares nos últimos 4 meses. Bem, nos próximos dias a Editora Ultimato recebe uma nova impressão.
Enquanto não chega a nova tiragem, o blog da Ultimato divide com o leitor algumas frases retiradas do devocionário:
Mais do que o suficiente tem sido escrito em livros, mas nem perto do suficiente tem sido dirigido aos nossos corações.
Há duas maneiras de crer. A primeira é crer a respeito de Deus. A segunda é crer em Deus.
As nossas orações são ouvidas justamente porque [como o publicano] acreditamos que somos indignos. Então, vá em frente e sinta-se indigno.
Assim que você se torna ciente de seu pecado e se assusta com ele, você não deve permitir que o pecado permaneça na sua consciência. Isso somente o levaria ao desespero. Em vez disso, assim como a sua consciência fluiu de Cristo em direção a você, você também deve colocar o seu pecado de volta nele para libertar a sua consciência.
Rev. Odair Denzin
Comento a respeito da publicação do devocionário “Somente a Fé – Um ano com Lutero”: excelente publicação. É uma forma para especialmente nossos “leigos” na igreja, bem como pessoas não ligadas à igreja – terem amensagens breves que certamente serão lidas. Gostaria de tê-lo quando for reeditado. Meus sinceros cumprimentos com desejos de ricas bênçãos do Senhor, nosso Deus!