cristaos_desafios_capa1

Os Cristãos e os Desafios Contemporâneos é um livro que, por si só, já é um desafio. O autor, John Stott, trouxe para si uma grande responsabilidade de se posicionar, de maneira bíblica e pastoral (como lhe é próprio) sobre questões importantes de nosso tempo. Os temas não são fáceis: aborto, direitos humanos, homossexualidade, guerra, pobreza, trabalho, divórcio, entre outros. Embora os assuntos evoquem assuntos difíceis de resolver, a capa não deveria ser sombria ou mórbida. Ao mesmo tempo, havia a indicação no briefing de que ela fosse forte, com tom desafiador e mostrasse a força desta obra densa de um autor tão querido.

Assim surgiu a ideia de trabalhar no ambiente urbano. Além de ter tudo a ver com a contemporaneidade, a imagem da “cidade grande” é em si mesma desafiadora, dinâmica e ágil. Outra coisa que eu queria propor na capa era a conexão entre o céu e a terra, já que as questões discutidas por Stott são frutos desta era, mas só podem ser vistas corretamente se tivermos o olhar para o divino, para o eterno.

Assim, apresentei duas propostas para os editores: uma trazia elementos típicos do urbano, com esse ar desafiador: o arranha-céu e as placas de direção:

cristaos_desafios_capa2

A outra capa focava mais os desafios e unia elementos da ciência, da pobreza, do trabalho, etc.

cristaos_desafios_capa3

Ambas tinham como característica serem modernas. A tipografia ajuda na sensação de velocidade e dinâmica:

cristaos_desafios_capa4

Na finalização da capa, os editores preferiram um “mix”: unimos os elementos marcantes da primeira capa com a vibração do verde da segunda. Assim surgiu nossa capa final:

cristaos_desafios_capa5


• Ana Cláudia Nunes,
publicitária e capista de Os Cristãos e os Desafios Contemporâneos.

 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.