1. Ubiratan Rosa Passos

    Só um esclarecimento: Jesus nasceu em uma estrebaria?
    Onde encontro essa afirmação na Bíblia? Ou é uma simples dedução?
    Não encontro afirmação nenhuma sobre o Cristo ter nascido em uma estrebaria.
    Paz.

  2. Não encontrarás.
    Lá não está.
    E não pergunte a ULTIMATO que eles não têm por propósito ou objetivo fazer correções, ainda que seja uma bobagem imensa certos artigos que publicam.

    φάτνῃ – manjedoura (espécie de cocho em uma estrebaria)
    καταλύματι – estalagem, seguindo o anterior, se manjedoura, esta ficaria em uma estrebaria. Todavia, esta palavra no grego não tem o sentido primeiro de ‘estalagem’, como aparece nas traduções. A ideia de um lugar onde animais são colocados para passar a noite, uma espécie de curral.

    Assim a criança deve ter sido colocada em um ‘cocho’ que ficava dentro de um ‘curral’.

    Há que se pensar também que as casas ou residências, por essa ocasião, abrigava na parte de baixo ou detrás, um curral, ou um abrigo para animais. Não há referência a ‘gado vaccum’, mas apenas animais de pequeno porte, ovelhas (cabras não) e jumentos (jegue tipo do Nordeste).

    É importante lembrar também, Ubiratan, que Lucas está procurando fazer a ‘casadinha’ com o Velho Testamento. Por exemplo, como ele tem a sua audiência os Judeus (veja Lucas, Atos), ele deseja demonstrar que o aparecimento de Jesus no cenário é cumprimento de uma velha profecia no VT: o Messias viria da linhagem de Davi, o maior e consolidador do Reino de Israel-Judá.

    Com este ‘olhar’ é que Maria ‘desce’ do norte, Nazaré e região, uma espécie de Nordeste brasileiro, pobre e abandonado, mas ‘carregando’ no ventre aquele que consolidaria o grande Israel do VT na pessoa de Davi.

    Se ajudei, fico feliz.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.