Desfrutar da beleza artística de uma obra por si só deve ser o suficiente. Em outras palavras, a arte não precisa de justificativas. Esta afirmação de Rookmaker, ao contrário do que se possa pensar, não faz uma apologia da “arte pela arte”, na qual o homem não tem mais lugar. Para ele, 

embora a arte possa ser cultivada e apreciada pela simples função de expressão estética, ela é carregada de substratos simbólicos, ou representações, que expressam a profunda qualidade de criaturidade do artista, sua relação com os sentidos últimos da existência, com a ideia de origem, com a diversidade de aspectos criacionais e com o real.1

1. RAMOS, Leonardo, CAMARGO, Marcel, AMORIM, Rodolfo (org.). Fé cristã e cultura contemporânea. Viçosa: Ultimato, 2009. p. 123.

Trecho do artigo “Celebrando a vida com arte”, da seção Especial da revista Ultimato de março-abril de 2012

A edição 335 da revista Ultimato, da qual o trecho acima foi retirado e que já está chegando na casa dos assinantes, está mais bonita. Ela traz um especial dedicado à discussão da arte cristã. Entre as preciosidades garimpadas pela redação está Chrystiane Correa, que empresta sua bela tela “Num Piscar de Olhos” para o topo da edição 91 do nosso boletim editorial, Últimas.

Nascida em 1961 em Niterói, RJ, Chrystiane é membro da igreja The Living Word. Realiza várias exposições coletivas e individuais no Brasil e no exterior. A alegria é a sua marca. Seus quadros estão tanto em cenários de telenovelas quanto em casas de craques do futebol brasileiro, bem como em livros, revistas e galerias de arte.

Esperamos que você aprecie tanto as telas quanto o artigo especial na revista!

  1. Srs. Editores:

    Quero sugerir uma matéria sobre a DIVERSIDADE RELIGIOSA NO BRASIL e os espaços nos veículos de comunicação da EBC – Empresa Brasil de Comunicação, tão discutido nesses dias atraves de Audiências Públicas(a última foi agora dia 14/03 em Brasília).
    Como Diretor Executivo da Associação Evangélica de Comunicação REENCONTRO, acho interessante o debate e a informação. Grupos minoritários partitiparam em pêso e os Evangélicos(exceto nós do REENCONTRO) ficamos sózinhos com a Igreja Católica(Arquidiocese do RJ).
    UTIMATO é um veículo conceituado, antigo, sério e respeitado na mídia evangélica e certamente vai nos ajudar muito.

    Flavio Lima, do Rio de Janeiro

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.