Ele chegou a ter catorze mil ovelhas, seis mil camelos, dois mil bois e mil jumentas. Também foi pai de sete filhos e três filhas. (NTLH)

Reflexão

Lembra do início deste livro, Jó 1.2-3, que descreve as riquezas de Jó? Aqui, no final da sua vida, Deus restaura a sorte de Jó. Novamente ele tem sete filhos e três filhas, um total de dez, que é um sinal de perfeição. Mas o seu rebanho, no início “perfeito” (múltiplos de 10) agora é exatamente em dobro! Isto é, as suas riquezas era perfeitas dobrado! Mais adiante (42.16) veremos que a sua vida também foi dobrada (para 140 anos) porque a expectativa de uma vida normal era de 70 anos (veja Salmo 90.10). Tudo em dobro (42.10) do que era antes e antes já era o homem mais rico e abençoado!

Como se dobra a perfeição? Somente Deus, e sim, é algo inconcebível, mesmo que quantificável. Inconcebível porque a perfeição já ultrapassa os nossos limites de compreensão sem pensar em dobrá-la. Quantificável porque poderia literalmente contar os seus bens.

Esta é uma história bem oito ou oitenta, não é? Ou as vacas são bem magras mesmo ou são gordas além do que imaginamos. Deus permite desertos terríveis nas nossas vidas e Deus também abençoa. Aliás, toda esta história de desastres e sofrimentos caminha nesta direção dos propósitos ultimamente abençoadores de Deus que caminha pelo auto-conhecimento da fragilidade humana e o reconhecimento humano da soberania e bondade últimas de Deus.

Deus é bom, sim, mesmo quando não parece.

Oração

Bondoso Pai, somos imensamente gratos pela tua graça. Louvado seja o teu santo nome. Em nome de Jesus. Amém.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *