Onde é que você estava quando criei o mundo? Se você é tão inteligente, explique isso. (Jó 38.4 NTLH)

Reflexão

Na semana passada observamos, meio embuchado, que tivemos que esperar 38 capítulos para ver finalmente uma conversa de Deus com Jó. Parecia demais. E quando Deus respondeu, deu um show: tempestade e tudo! Mas hoje quero chamar atenção não para a demora da sua resposta para Jó, e sim, para o cumprimento e um pouquinho, o conteúdo.

A resposta mesma ocupa dois capítulos inteiros, capítulos 38 e 39, um total de 71 versículos. Que resposta! Demorou mas falou, e falou para valer! E o que disse?

Basicamente Deus conversa com Jó por meio de perguntas, perguntas que seguem o padrão daquela transcrita acima (38.4). Alías, esta pergunta é a primeira de 32 perguntas dirigidas para Jó (para deixá-lo bem sem graça!). Veja se você consegue achar cada uma. Se for, terá uma surpresa. Cada uma, sem exceção, descreve a magnificência de Deus na criação! Cada uma. Deus, como Criador e Soberano sobre este mundo orgânico e inorgânico é a “resposta” para as angústias, as perplexidades, a chateação e ultimamente a fé desgastada de Jó.Sabe o que é mais incrível para mim? A criação que é mencionada em Jó 38-39 não é a criação de Gênesis 1-2. Pelo menos, não está no mesmo estado. A criação de Jó 38-39 é a criação já debaixo da pena e peso do pecado, certo? Mesmo assim, sim, mesmo assim, Deus é Soberano sobre tudo, sustenta tudo e faz tudo funcionar de modo tão maravilhoso que toda a criação conclame gritando o cuidado dum Deus bondoso e justo.

Agora, vou parar e pedir que você leia e enumere na sua Bíblia as perguntas que Deus faz. Medite em cerca de cinco destas perguntas cada dia. São perguntas para mastigar e contemplar mesmo. Perguntas a respeito da beleza da criação e da magnitude do Criador. Quem ouse ficar “para baixo” depois de completar este exercício?

Oração

Belo, forte, amoroso, cuidadoso, justo, médico dos médicos, cientista do cientistas, mordomo-mor, tudo isso Tu és e muito mais. Minhas angústias dissipam como o orvalho da manhã diante da percepção da tua presença ao meu redor e na minha vida. Alelúia, alelúia. Amém.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *