Pois Ele está completando e encurtando uma questão: Senhor sobre a Terra. (tradução minha)

Reflexão

O versículo acima é difícil traduzir. As diversas versões em português ilustram a dificuldade. A minha tradução acima soa estranho mas o fiz bem ao pé da letra, tentando colocar os verbos, o sujeito dos verbos e o objeto direto na mesma ordem que Paulo escreveu em grego. Neste caso, “o Senhor” não é sujeito dos dois gerúndios (completando e encurtando) e sim objeto. O sujeito, “Ele” é o sujeito dos versículos anteriores, o Deus que cumpre as suas promessas e que demonstra a sua ira e a sua misericórdia de tal forma que glorifica a Ele mesmo, e não necessariamente de acordo com o nosso agrado. E qual é esta promessa, que no versículo 28 acima é chamada de “questão” (também o termo pode significar “palavra”)? A promessa, e isto pode surpreender mas é latente em toda a perspectiva que Paulo está apresentando em Romanos, é que Jesus será estabelecido como “Senhor sobre a Terra”. Você pode achar que estou viajando mas a questão é essa mesma. Jesus cumpriu o papel de ser guardião da criação que pertencia à humanidade mas que a humanidade não cumpriu. E ao cumprir este papel e ao nos justiça-ficar, Jesus possibilita o nosso cumprimento desta diretriz primordial. E isto significa que a restauração do carácter justo do ser humano precisa alcançar toda a raça humana, não apenas os judeus, que receberam de fato, um papel especial de Deus na execução deste plano. Por causa da situação que Paulo vivia, o argumento do capítulo 9 (e toda a carta até aqui) se ocupa mais com o esclarecimento desta última observação (justiça para todos, judeus e gentios) do que com a observação anterior (que o plano de Deus estabeleceu Jesus como Senhor sobre a Terra) que é o pressuposto da última observação. Pressupostos, por definição, raramente são argumentados…por isso são chamados de pressupostos…mas eventualmente aparecem, o que é o caso do versículo 28 acima.

Em Cristo somos restaurados como pessoas justas, capazes de executar a incumbência nos dada em Gênesis 1.26 e 2.15. Não acreditas? Porque, então, Paulo conclui os seus pensamentos imediatamente anteriores com a reflexão no capítulo 8, versos 18 a 25, e qual é o propósito para o qual fomos chamados mencionado em 8.28 e porque o capítulo 8 termina mesmo no cenário da criação no versículo 39.

Por favor queridos, dêem o seu retorno.

Oração

Gracioso Deus. Somente podemos nos dobrar diante de Ti em agradecimento por ter nos alcançado. Entregamo-nos nas Tuas mãos para o Teu bem querer. Em nome de Jesus. Amém.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *