Sinto uma grande tristeza e uma dor sem fim no coração, por causa do meu povo, que é minha raça e meu sangue. Para o bem desse povo, eu mesmo poderia desejar receber a maldição de Deus e ficar separado de Cristo. (NTLH)

Reflexão

Sábado fui buscar um deck que encomendei para uma nova prancha de surf. O deck é a parte emborrachada que fica em cima da prancha e substitui a parafina. Pedi quadriculado em azul e branco. Ficou show de bola. O pessoal da fábrica já me conhece, porque foi o quarto ou quinto deck que já pedi. Então, quando eu estava saindo, o Careca tomou a liberdade de me perguntar, “Pastor, cê torce por que time?” Tentei escapar dizendo que eu só torcia pela seleção brasileira na hora da Copa, mas não adiantou. Aqui é preciso torcer por algum time. Precisa se comprometer.

Paulo era judeu e torcia pelo seu povo. Na cabeça dele, não se converteu do judaismo para o cristianismo. Converteu-se, como um judeu autêntico, a Jesus, e se transformou naquilo que nós chamaríamos de judeu messiânico. Para Paulo, “judeu” bastava. Claro que a minha analogia não é perfeita, pois “raça”, especialmente no caso dos judeus que recebiam promessas de Deus, não é a mesma coisa que time. Mas nós, como Paulo, entendemos que somos povo de Deus, todos que têm fé em Cristo Jesus, inclusive judeus e outros. Paulo defende o mesmo ponto de vista. Mas mesmo com uma vocação especial para anunciar o evangelho para não-judeus, Paulo entendia que os judeus eram “especiais” por terem sido veículos das promessas de Deus, acima de tudo, do próprio Messias.

Será que somos tão diferentes? Nós também não nos entendemos como povo de Deus com uma vocação do tamanho do mundo, chamados como portadores de boas notícias para todos os povos e até mesmo para toda a criação[1]? Vestimos as cores do nosso time?

Oração

Amado Pai. Graças Te damos pela família do povo de Deus para o qual nos chamou. Derrame sobre nós o Teu Espírito para que entendamos a nossa relação com tudo mais e todos os demais que o Senhor criou. Em nome de Jesus. Amém.


[1] A palavra para “criação” e “criatura” é a mesma no grego. Portanto, geralmente pode substituir uma pela outra. Experimente…(Mc 16.15; Rm 1.25; 2Co 5.17; Gl 6.15)

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *