Centro Canaa - mangueiraPor Gisele da Rocha Celestino

Nunca pensei que o estágio transcultural que faria para concluir meu curso no CEM (Centro Evangélico de Missões) seria tão gostoso. Rumo à Rondônia, eu imaginei de tudo: será diferente, difícil, cansativo, amedrontador… Porém, pela imensa graça do Senhor tive o privilégio de viver 48 dias de pura bênção!

O nome Rondônia já me era familiar, pois tenho tios e primos ali, mas nunca tinha tido a oportunidade de conhecer as cidades onde moravam. Unindo o útil ao agradável, ou melhor, o agradável ao agradável, pude rever os parentes e conviver com indígenas de diversas etnias no Centro de Treinamento Canaã (escola que os prepara para serem missionários).

O calor humano equivaleu ao calor imenso que faz ali. Fui recebida com alegria por onde passei e desfrutei cada momento. Além dos irmãos em Cristo, conheci as delícias de Rondônia. Logo no início do estágio tive o privilégio de visitar aldeias indígenas da cidade de Alta Floresta. Com suas cores, cheiros e sabores, a fauna e a flora incríveis me deixaram de boca e olhos abertos.

Vivi intensamente a pequenez do ser humano diante do espetáculo da Criação. A grandeza de Deus se revela em cada ser criado. Vi pássaros, peixes, jacarés, insetos de todos os tamanhos e tipos; vi árvores, plantas, flores e frutos que enchem os olhos. Que experiência!

Como pode um Deus tão grande se importar com alguém como eu? Ele realmente se importa e cuida dos que são Seus. Senti a proteção divina a cada passo e a cada medo (eu não disse que não passei medo!).

Além de tudo isso, a comunhão com a família de sangue e de fé! Como é incrível perceber que onde quer que estejamos temos família. E como é bom! Desfrutei da companhia de pessoas maravilhosas. Diverti-me com as crianças mais fofas. Orei, aprendi e vivi o Evangelho com meus irmãos. Uma alegria que nem cabe dentro de mim! Que alegria, ó Deus, é Te servir!

Comi novos sabores, pesquei novas ideias, ouvi outros idiomas, aprendi novas palavras, novas atitudes, novos sentimentos, e será muito difícil expressá-los em um texto apenas, por isso também agradeço a Deus pela fotografia, que poderá, eu espero, mostrar um pouco do que vi e passar um pouco do que senti.

A experiência me deixou a vontade de “quero mais”. Que venham outras oportunidades de estar lá e também de estar acolá, pois o Brasil é grande e o mundo, muito maior!

No amor de Cristo, que nos faz um,

• Gisele da Rocha Celestino é jornalista e concluiu no último dia 5 de dezembro o curso de Missão Integral no Centro Evangélico de Missões (CEM).

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *