P10_30_11_15_relato_Eric (5)O cenário sugere uma tarde de lazer, apenas, mas não foi. O que rolou foi o encontro do grupo do Paralelo 10 em Maceió, sob a coordenação do Eric Dionísio, missionário da Jocum e representante do projeto Paralelo 10 em Alagoas. Além de tapioca e água de coco, teve muita descontração, comunhão, louvor e um bate-papo sobre missões!

Confira o relato do Eric e veja como o conteúdo da Revista Ultimato tem contribuído para o crescimento dos integrantes do grupo!

*****

No dia 31 de Outubro, tive o prazer de reunir mais alguns novos irmãos para apresentar a proposta do P10. Também aproveitei o momento para fazermos uma breve reflexão a partir da matéria “Saúde é Vida em Abundância”, de René Padilla, publicada na Revista Ultimato, edição nº352.

Refletimos e debatemos sobre alguns aspectos desafiadores na vida do cristão. E vimos como tudo está ligado, não apenas no fator antropológico como abordado pelo autor, mas como um todo: biologia, psicológico e espiritual. Caso um destes apresente alguma debilidade, afeta os demais.

No aspecto biológico, percebemos que o sedentarismo é um dos nossos maiores pecados, ao qual tem limitado muitos obreiros no campo e em alguns momentos feito retroceder. Quando praticamos atividades físicas respiramos melhor, dormimos melhor e temos mais disposição para realizar outras atividades. Consequentemente, conseguiremos desenvolver atividades ministeriais com mais disposição.

Assim como focamos “religiosamente” em nossas diversas atividades ministeriais, devemos incluir em nossa rotina exercícios físicos também. Afinal, comemos tantos produtos pouco saudáveis que participar de uma academia acaba se tornando uma necessidade.P10_30_11_15_relato_Eric (3)

Em contrapartida a esta pratica saudável, vemos os cristãos, ou os “crentes”, vivendo o ditado que diz: “Crente, não bebe, mas come que é a beleza!”. Sem sombra de duvida que o momento de refeição com irmãos em cristo, em geral, promove um momento de comunhão, todavia, a pratica que todo encontro de “crentes” tem alimentos, com toda certeza tem contribuído para uma vida prejudicial no aspecto físico e em alguns momentos, levando irmãos ao pecado da gula.

Do ponto de vista psicológico e espiritual, precisamos estar bem em quatro aspectos distintos: consigo mesmo, com o próximo, com a criação e com Deus. Não conseguimos ver uma pessoa caminhar bem por um longo período, se não estiver em equilíbrio nestas situações abordadas.

Outro ponto abordado em nosso encontro foi o exagero de atividades ministeriais por parte de muitos líderes, o que prejudica tanto o tempo de descanso pessoal, quanto o tempo com a família. Também tem os que centralizam em si quase todas as coisas. É ele o que toma a frente de todos os momentos de oração, é o que prega, é o que tira dizimo, é o que ora pelo dizimo, é o que serve a ceia, o culto não funciona se ele não estiver presente.

Como fruto de toda esta confusão, temos encontrado vários cristãos com crises psicológicas, frustrações, desequilíbrio, e outras coisas. Aqueles que deveriam ser os modelos estão precisando de cuidados. Por isso louvamos a Deus pelo surgimento de diferentes grupos para o apoio psicológico e em aconselhamento para lideres e obreiros.

Sendo assim, nos fica o desafio de entender de forma integral o que Paulo quis dizer com: “E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.” (1 Tl 5.23).

Que o Senhor tenha misericórdia de nossas vidas e que possamos desfrutar de uma vida saudável e em abundância!

*****

Participaram do encontro Eric (Jocum Maceió), Géssica (Jocum Maceió), Jhonatha (Jocum em Mundaú), Anderson (Igreja Batista Peniel), Tamires (Igreja Batista El Shaday), Lair (Bola de Neve), Elisabeth (Assembleia de Deus – Missão) e Neide (Assembleia de Deus – Missão).

• Eric Dionísio Santos de Paula é missionário da organização Jovens com Uma Missão (Jocum) e representante o Paralelo 10 em Maceió, Alagoas.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *