P10_maicon (3)_blogPor Maycon Barroco

Para a maior parte de nós, pensar no sertão brasileiro é ter em mente imagens da seca, da pobreza, da extrema necessidade. Não há nada de surpreendente nisso, uma vez que os noticiários e os conteúdos produzidos pela indústria do entretenimento sobre a região são recheados com imagens desse tipo. Mas como morador e missionário no sertão brasileiro, tenho visto e ouvido de perto a realidade e os desafios do povo sertanejo.

Confesso que estou apreensivo com a situação atual da nossa nação e principalmente com o sertão. A crise no Brasil e o corte de dezenas de programas de assistência do governo nos deixa em alerta e já podemos ver o caos batendo em nossas portas. Todos os dias, dezenas de famílias têm nos procurado com necessidades extremas e admito que não há como ficar alheio ao clamor delas. As necessidades são diversas: água, energia, saúde, educação, empresas, emprego, alimentação, transporte, etc. E a desigualdade social por aqui ainda é gritante.

Diante dessa situação eu só posso fazer uma dessas coisas: observar e lançar críticas ou me movimentar e cooperar para, de alguma forma, amenizar a dor de alguns. Então, escolhi ir além do lugar comum e encontrei um sertão de pessoas amáveis, hospitaleiras, batalhadoras, sempre prontas a compartilhar o que têm com aqueles que enfrentam alguma dificuldade. A resiliência do sertanejo me entusiasma, como diz a minha esposa: “Eles têm a capacidade de reinventar a cada chuva que não cai”. A seca castiga. E mesmo sem previsão de chuvas eles continuam arando a terra e lançando as sementes.

Lançar a semente em terra árida

Durante muito tempo, as denominações, com suas boas intenções, adentraram o sertão com a ideia de evangelização e plantação de igrejas e até hoje eu ainda não conheci um centro de cidade sertaneja sem nenhuma igreja evangélica, ao mesmo tempo em que vi pouquíssimas igrejas plantadas nos vilarejos, povoados, sítios e quilombos… O desafio é que, mesmo nos centros, a maioria não investe em projetos na área de desenvolvimento comunitário – ou por falta de recursos ou talvez por não ter o entendimento de cooperar dessa forma. A entrega de cestas básicas ajuda nas situações emergenciais, mas a região, com o menor índice de desenvolvimento humano (IDH) do país, necessita de projetos que operem a transformação integral da comunidade.

O que igrejas podem fazer?

Pode adotar uma cidade do sertão nordestino, investindo recursos em trabalhos já estabelecidos (claro que é necessário conhecer antes de investir). Pensar na criação de novos projetos. Enviar missionários para essas localidades, principalmente para os interiores (existem milhares de localidades sem nenhuma igreja ou missionário). Mobilizar voluntários na área da educação e saúde para servirem nessas cidades.

O que você pode fazer?

Adotar uma cidade do sertão nordestino em oração. Investir seus recursos na vida de missionários e projetos, e dedicar parte do seu tempo em mobilização ou serviço voluntário.

Os campos nos aguardam!

Existe uma tarefa inacabada por aqui e precisamos terminá-la urgentemente! Eu não tenho dúvidas do clamor do coração de Deus em favor dos sertanejos. O nosso papel hoje é encarnar aquilo que acreditamos, ou seja, ser aquilo que pregamos. Chegou a hora do serviço, do socorro ao necessitado e aflito.

P10_maicon (1) - Blog• Maycon Barroco, casado com Vivian e pai de Estevão – todos missionários no sertão do Piauí, na cidade de Acauã. É diretor, missionário e fundador da base do IRIS Global no Piauí, também missionário da MAIS (Missão em Apoio à Igreja Sofredora) e vice-presidente do Instituto Novo Sertão. Atualmente trabalha com outros missionários no processo de plantação de igrejas e com projetos de desenvolvimento comunitário (Saúde, Esporte, Educação, Cultura, etc.).

 

 

 

  1. Marcelo Souza

    Linda matéria meu irmão Maycon. Glorifico à Deus por tudo que ELe tem feito através de vc e os outros missionários no sertão.

  2. Sei que os olhos do Senhor estão sobre esse lugar, sou feliz e grata por atenderem ao chamado Dele, imagino como são as dificuldades de trabalhar em algo em que poucos acreditam que terá sucesso, mas deixo uma palavra:”Porque o Senhor não vê como vê o homem, pois o homem só pode ver o que esta diante dos seu olhos…1Samuel 16,7 e fico em oração, porque pra Deus nada é impossível!

  3. Alexandre Lopes Vilela

    Tenho muito interesse em trabalhar com o povo sertanejo. Sou pastor de uma igreja Batista em Mossoró-Rn. Estou assumindo um desafio de levar o evangeho aos sertões potiguares e gostaria de compartilhar informações, projetos e orações neste sentido. Aguardo contato. Fone (84) 98796-5979 e Wats up 9805-8839

  4. fiquei feliz por saber deste trabalho,,
    sou o pastor manoel lino, sou sertanejo. trabalho com treinamento, manutenção de missionário, impactos evangelísticos e viajo ao brasil levando o projeto OPERAÇÃO ÁGUA DA VIDA, do qual sou coordenador. Amo o sertão. sou professor efetivo de inglês no piauí e também aqui em Araripina onde resido. Estamos plantando igreja pela CBN.

  5. Netanias Castro

    Sou sertanejo, tenho 24 anos e há 19 sou cristão evangélico. Tenho acompanhado de perto as ações da igreja no sertão do Rio Grande do Norte. Na região oeste do estado, tivemos uma forte parceria entre Igreja de Cristo no Brasil e Visão Mundial, mas isso na década de 90. Percebo também as igrejas nas pequenas cidades, mas dificilmente em comunidades rurais (exceto no Vale do Apodi, onde as comunidades rurais são bem assistidas pelas igrejas). As igrejas cristãs na referida região precisam urgentemente pensar políticas de prevenção à seca, mas infelizmente o evangelho aqui se transforma pouco a pouco em franquias; o denominacionalismo também parece ser mais importante do que as pessoas. Orem pelo Rio Grande do Norte, que sofre com a seca e, consequentemente, com a falta de água. Orem também por uma igreja atuante, que seja capaz de repensar sua missão aqui por nossas terras áridas de corações também áridos.

  6. Os detalhes do texto nos fez imergir no contexto sertanejo. Estamos orando por eles e acreditamos que todos ouvirão as boas notícias.

  7. Muito impactada com este texto! ! So tenho a agradecer, pois vc se permitiu ouvir este clamor e creio que através deste ouvir unificado com o seu agir as coisas ja estão se concretizando! Vamos todos clamar pelo sertão.!

  8. Maria Quiteria dos Santos

    Meu irmão sou do Rio de Janeiro estou no sertão de Alagoas vim fazer a obra mas é muito difícil linda com tudo sozinha está no início de uma casa de oração dando culto na associação dos moradores do bairro onde pretendo abrir uma igreja mas está na mão de Deus orou pra você que Deus envie pessoas pra mim ajudar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *