Por Ismênia Noleto

Fonte: http://www.prosertao.org/Paulo* cresceu e morou mais de 20 anos no sertão do Ceará. Ele, a mãe e os irmãos trabalhavam na roça e tiravam daí a sua subsistência, mas Paulo queria ir mais além.

Ele tinha sonhos. Queria estudar, trabalhar, crescer profissionalmente e dar estabilidade a sua família já que o pai os abandonou quando ainda eram crianças. No sertão nordestino, o jovem não via crescimento. Movido pela esperança, resolveu ir atrás de seus sonhos. Para isso, resolveu estudar e trabalhar em São Paulo. Lá, matriculou-se no colégio, estudou com seriedade e responsabilidade, e após alguns anos, com muito sacrifício, formou-se em Direito. Algum tempo depois conseguiu um excelente trabalho num escritório de advocacia e com esse dinheiro ajudava sua família no sertão. Sua mãe e irmãos, não passavam mais necessidades. Paulo mandava mensalmente um bom dinheiro, reformou a casa da mãe e os ajudava em todas as suas necessidades.

Em São Paulo, através de um amigo do trabalho, conheceu o Senhor Jesus como Salvador e passou a servi-lo com amor e dedicação. Paulo sentiu que precisava fazer algo pelo seu povo no sertão. Ele queria que aquelas pessoas tão sofridas e castigadas pelas mazelas da vida, conhecessem a água viva: Jesus. Foi aí que decidiu ajudar financeiramente os missionários que moravam naquela cidade. Todos os meses os missionários recebiam suas doações. Com essa ajuda, começaram a investir em Bíblias, material infantil como revistas e fantoches para levar a Palavra de Deus às crianças e, assim, a igreja local ia crescendo em número e qualidade. Sua família passou a conhecer o Deus vivo e a beber da fonte de águas vivas. Paulo sentia-se feliz por estar fazendo a obra de Deus, mesmo estando numa terra tão distante. Ele não se contentou e quis levar o amor de Deus para os que não o conheciam.

Infelizmente, poucos e raros são os casos como o de Paulo. A grande maioria dos nordestinos quando consegue ascensão profissional nas grandes metrópoles do país, esquece de seu povo e de sua origem. Muitos têm a oportunidade de conhecer o amor de Deus, mas esquecem de espalhar as boas novas, principalmente para o sertanejo nordestino, um povo tão sofrido. Jesus quer libertar esse povo. Ele quer usar você. Quer que você seja um instrumento em suas mãos. Você, assim, como Paulo pode fazer diferença. Pode ajudar em oração. Pode ajudar financeiramente através de doações. Há muito a ser feito por esse povo.

Precisamos entender qual a vontade do Senhor em nossas vidas, e uma vez entendido isso, procurar obedecer à sua voz. Peçamos ao Senhor que liberte o coração nordestino, que mude sua história. Que o faça feliz, assim como diz a música Coração do Nordestino do Ministério Sal da Terra: “Vem Jesus liberte o coração do nordestino Do homem, do menino que nasceu aqui. Vem Jesus transforme, mude sua história faz ele feliz!”.

*Nome fictício.

Texto publicado originalmente na 2ª edição do Jornal PróSertão. Clique aqui para acessar o jornal.

Foto: http://www.prosertao.org/

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *