Se por muito tempo a afirmação de que “fé e política não se misturam” foi tão facilmente assimilada por muitas pessoas, hoje já não é bem assim. E existem pessoas no Nordeste trabalhando para mudar essa concepção.

O projeto Escola dos Sertões de Fé e Política, iniciativa do Instituto Solidare (Igreja Batista do Coqueiral/Recife) em parceira com a Tearfund, tem como objetivo contribuir para a garantia de direitos, enfrentamento das desigualdades sociais e econômicas existentes na Região do Semiárido dos estados de Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte e Região Metropolitana do Recife.

A iniciativa surgiu do desejo de cumprir o mandato político de todo cristão e contribuir para a efetivação de direitos e políticas públicas das camadas mais pobres dessas regiões, fortalecendo a igreja local e o desenvolvimento comunitário.

A metodologia utilizada pela Escola está alicerçada na proposta de educação popular e utilizam as seguintes ferramentas: análise de conjuntura, vivências comunitárias em comunidades tradicionais, aulas expositivas, exposições, construções coletivas, debates, pesquisa de campo, pesquisas bibliográficas, sempre levando em consideração os saberes individuais de cada um e os saberes coletivos das regiões assistidas pela Escola.

  1. Almir Pereira dos Santos

    Por morar em uma região carente “alto sertão da Paraíba” e ser envolvido com as questões de vivência comunitária, gostaria de participar dessa escola.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *