A Igreja Evangélica Indígena em movimento
A igreja indígena nas regiões Norte e Nordeste do Brasil está em pleno movimento. O Conselho Nacional de Pastores e Líderes Evangélicos Indígenas (CONPLEI) tem realizado diversas atividades para aproximar a liderança indígena evangélica. No período de 9 a 12 de abril, por exemplo, aconteceu em Santarém, Pará, o encontro Regional do CONPLEI, que reuniu cerca de 250 pessoas de 16 etnias diferentes. Segundo a coordenação, foi um momento de muita dança, música e expressão do amor de Deus. Veja aqui o relatório do CONPLEI Regional em Santarém.
Confira a seguir informações sobre dois eventos principais do CONPLEI para este ano:
II Congresso Regional do CONPLEI
Será realizado no período de 4 a 7 de junho no Acampamento Vitória Imperatriz, em Matopa, Maranhão. O objetivo é reunir cerca de 800 indígenas, de 15 etnias diferentes, representantes das igrejas do Maranhão, Tocantins e Pará, e assim promover o intercâmbio entre igrejas indígenas e as demais igrejas da região.
Entre os principais temas que encontro regional pretende tratar, estão: Igrejas genuinamente indígenas e seus desafios; a interculturalidade e contextualização da mensagem; treinamento, liderança e fortalecimento da Igreja Indígena; o uso das escrituras na língua indígena; família como o projeto de Deus em todas as culturas; entre outros.
Para mais informações sobre as inscrições, entre em contato no e-mail conpleimatopa2015@hotmail.com
III Congresso da Juventude Indígena
O Conplei Jovem 2015 vai acontecer entre os dias 12 e 15 de novembro na aldeia Terena, em Miranda, Mato Grosso do Sul. Neste ano, a organização espera que cerca 1300 jovens participem do evento.
De acordo com o pastor Ricardo Poquiviqui, índio terena e membro do CONPLEI, o propósito do encontro é promover reflexão sobre uma teologia de missões adaptada à complexidade cultural e a realidade indígena, além de servir para capacitação de jovens evangélicos indígenas para a tarefa missionária. Para ele, o congresso é importante por causa da troca de experiência, conhecimentos, culturas, danças, músicas e diversas expressões vividas nas aldeias e etnias de cada povo.
O pastor Ricardo diz que o jovem indígena de hoje é um marco entre gerações, pois preserva a cultura dos pais e ao mesmo tempo pode usufruir muitas novidades por meio do uso de novas tecnologias como celulares, aparelhos eletrônicos, internet e redes sociais, etc. “É nesse contexto que precisamos despertar o interesse e a vocação missionária da juventude indígena, bem como todo o seu potencial para suprimento de pessoas capacitadas ao campo missionário”, destaca Ricardo.
Serviço:
II Congresso Regional do CONPLEI
Local: Acampamento Vitória Imperatriz, Matopa, Maranhão.
Data: 4 a 7 de junho de 2015.
Inscrições: conpleimatopa2015@hotmail.com.
III Congresso da Juventude Indígena
Local: Aldeia Terena, Miranda, Mato Grosso do Sul.
Data: 12 a 15 de novembro.
Ricardo Poquiviqui
Estamos vendo a igreja indígena se levantando, ela não é diferente das outras, a igreja indígena é bíblica e serve ao cordeiro Jesus sua própria língua e cultura, e que tem sido guiada pelo Espirito Santo! Você pode apoiar o trabalho de missões indígenas.
Marli Ferreira Magalhães
A Paz do Senhor.
É muito lindo o trabalho que o CONPLEI vem realizado com os Índios de nosso Brasil. Que Deus continue abençoando ricamente este Ministério e todos os irmãos envolvidos em ganhar almas para o Reino de Deus. Os irmãos estão sempre presente em minhas orações, para que Deus abra as portas, em todos os sentidos, para que a Obra dEle possa ser realizada.
“Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor.” (1º Coríntios 15:58).
Fraternalmente em Cristo,
Marli F. Magalhães
(31/05/2015)
bep Punu kayapo
Graça paz …
irmão queria muito participa esse
encontro com o Deus que ele está
chamando nos indígena para reuni
nos indígena de toda terra, ele é Deus
grande e tem poder para galha nossa vida…..Amém
Weiner Bondarczuk
Sou Secretário Geral da Missão Evangélica Indigena Uniedas, que atua na evangelização dos povos indígenas a mais de 43 anos, e pela 3º vez estaremos sediando esse III Congresso da Juventude Indigena, o evento será realizado na Igreja Uniedas da Aldeia Moreira, município de Miranda(MS), Abço fraternal a todos e até lá.