cong_alefUma frase, muito ouvida por nós quando jovem nos anos 80 (faz tempo, não é mesmo?) é que a Igreja precisa urgentemente deixar de ser um clube e, encarar e encarnar sua missão, a grande comissão dada pelo Senhor Jesus (Mt. 28:18-20). Estive em outubro no muito bom Congresso ALEF para Pastores e Líderes, em Natal (RN). Foi lá que ouvi novamente isso. Pensei: “caramba, ainda estamos desse jeito”! Mas, na verdade, não foi de tudo surpreendente, mas é que estive meio que isolado por 14 anos na Amazônia, vivenciando o Evangelho junto com irmãos pentecostais, em um pequeno lugar do Pará.

Foram dias abençoados, muita palestra, interação e contatos no Congresso ALEF. Cerca de 400 participaram. Fui ao evento acompanhado de dois outros irmãos (um presbítero da nossa igreja e o outro pastor presbiteriano). A presença do Pedro Arana (com sua simplicidade e, comunicação fácil), abrilhantou o evento. Fomos presenteados com várias pregações e palestras, entre elas, a fala contextualizada e oportuna de Sérgio Lyra (pastor presbiteriano) e José Marcos (pastor batista). A pregação desafiadora e contemporânea de Antônio Carlos Costa (pastor presbiteriano no Rio de Janeiro e membro fundador da ONG Rio da Paz) — só para citar algumas.

Tínhamos as manhãs livres e aproveitamos para nos reunir com os representantes do Paralelo 10. Ficamos admirados em ver gente nova, animada e comprometida com o Senhor Deus e o Seu reino! Os relatos foram “pra lá” de edificantes. Lutas e muitas vitórias compartilhadas em delicioso café da manhã. Quanta disposição, quanto compromisso, quanta vivência da Missão Integral! Obrigado Senhor pela oportunidade, obrigado Ultimato pelo apoio!

Uma constatação, segundo os membros do Paralelo 10: a revista Ultimato ainda é pouco conhecida no Norte e Nordeste, apesar de nosso trabalho com o Paralelo 10. Ainda há a necessidade de envio de mais revistas para os membros. Percebemos isso como uma janela de oportunidade para nós, há um grande caminho a ser percorrido, há muito espaço para avançar. Vamos a campo!

No retorno, nosso irmão e presbítero Roberto estava tão extasiado que até nos falou: “eu precisa estar aqui e ver e ouvir tudo isso, pois andava em um desânimo grande!”. Desde então temos andado juntos e pensado e trabalhado mais para vivenciar a Teologia da Missão Integral em nossa cidade, em nosso bairro. Temos a intenção de trazer à nossa cidade alguns membros do Paralelo 10 e preletores do que estiveram no congresso.

É só tudo isso. Que Deus continue sendo louvado por inciativas como o Congresso da ALEF e tantas outras mais.

OBS: Em 2015 tem mais Congresso ALEF.

 

— José Stanley Oliveira Silva é representante do Paralelo 10, em Recife, PE.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *