Em 2010, a seca castigava a região do Papagaio em São Mamede (PB). Foto: John Medcraft.

Em 2010, a seca castigava a região do Papagaio em São Mamede (PB). Foto: John Medcraft.

El Niño começou a se manifestar no Oceano Pacífico em meados de maio e, de acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), há 80% de chances de o fenômeno provocar uma nova estiagem no semiárido nordestino este ano, afetando a Paraíba.

Como o fenômeno ainda está no início, especialistas dizem que os efeitos podem ser moderados, mas não descartam a volta da seca registrada entre 2012 e 2013. Diante da ameaça, a Secretaria de Infraestrutura da Paraíba já planeja a retomada de alguns programas assistenciais, a exemplo da distribuição de água com carros-pipa e de ração animal.

Segundo o meteorologista Gilmar Bristot, que faz análises climáticas para o Inpe, as águas do Oceano Pacífico Norte estão mais quentes que a média registrada nos últimos cinco anos, que podem aquecer além do normal as águas do Pacífico Sul.

“É essa mistura de águas que vai determinar a intensidade dos efeitos do El Niño, o que só vamos perceber entre setembro e outubro. Até lá, é possível que o resultado seja de águas mais quentes, o que provocaria a estiagem no semiárido nordestino”, explicou.

O secretário de infraestrutura da Paraíba, Inácio Bento de Morais, disse que, embora não existam dados oficiais que confirmem a volta da estiagem, o Estado está se preparando para retomar algumas ações emergenciais a qualquer momento.

— Com informações do Portal Correio.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *