DSC_4952A ideia (e até então somente a ideia) do Paralelo 10 surgiu após a Ultimato participar de um encontro de parceiros da Tearfund, em João Pessoa (PB), em 2006, e constatar que a gravidade das desigualdades regionais do nosso país também afetava a igreja. Saímos com uma pergunta: como podemos ajudar irmãos e irmãs do Norte e Nordeste no Brasil?

Ultimato se propôs então a realizar um projeto que alcançasse líderes cristãos que atuam nas duas regiões, levando a eles boa literatura e material de apoio que os fortalecesse, incentivasse no trabalho que já faziam e despertasse um interesse maior pela Missão Integral. Além disso, queríamos mostrar a todo mundo quanta coisa boa as igrejas nortista e nordestina têm feito.

Em 2008 o projeto se tornou realidade, mas ainda não tínhamos o nome. Fizemos um “concurso” e batizamos a iniciativa de Paralelo 10, que é uma menção ao paralelo que corta diversos estados do Norte e Nordeste.

Neste mês de maio celebramos seis anos do Paralelo 10. Por mais que o projeto seja executado à distância, do escritório da Ultimato, em Viçosa (MG), aprendemos que as mãos que recebem o material enviado são de irmãos e irmãs que compartilham da mesma fé e anseio de proclamar o evangelho transformador de Jesus Cristo. Os nomes da lista para a qual enviamos material ou trocamos e-mails, cartas, telefonemas não são apenas nomes; se tornaram companheiros de missão. Somos muito gratos a Deus por isso.

Ao longo destes anos foram mais de 50 mil revistas enviadas, cerca de 400 livros, 110 edições do nosso boletim eletrônico Conversa Paralela (atualmente, enviado para quase 5.500 pessoas). Mas nossa maior alegria é receber as notícias e testemunhos dos participantes do projeto, como estes a seguir:

Amados irmãos da Ultimato, quero agradecer poder ter participado do projeto Paralelo 10 durante os últimos anos. Foi uma inspiração e edificação na minha vida como missionária, pois morava e trabalhava numa cidade pequena no meio da floresta, que não tinha nem um jornal para comprar, de literatura cristã nem se fala. Muitíssimo obrigada!
Carolin Steppat, que foi missionária em Santa Isabel do Rio Negro, AM  nos últimos anos

 

Tenho me alimentado com as informações textuais do paralelo 10. São textos que estão ao nosso dispor para apreciação de fatos diversos que ocorrem no dia a dia da sociedade em geral, e que são trabalhados à luz da Palavra de Deus, a bíblia sagrada. Com certeza, são textos maravilhosos que mexem com o nosso interior e que falam com profundidade em nosso ser. Tenho aprendido muito com os textos lidos no Paralelo 10. Para mim, tem sido uma fonte de água viva a jorrar a todo instante. Parabéns aos amados irmãos e irmãs que formam a equipe do Paralelo 10.
Jeová, leitor do blog do Paralelo 10

“Gostei muito da leitura, compartilhei com a minha classe da EBD, como também em uma palestra. Fiz muitas cópias do texto e distribuí em uma escola.”
Josias da Luz Carvalho, em resposta ao roteiro de leitura de um dos artigos da revista, ele é de Santa Helena, MA

 Os representantes do projeto lideram/facilitam, voluntariamente, grupos locais e promovem discussões, estudos bíblicos e outras ações. Veja o que alguns compartilharam:

 

foto_valdemarDepois de uma reunião ontem a noite, com mais de 30 pessoas, distribui as revistas Ultimato. Todos ficaram muito felizes e agradeceram prlas revistas que são muito boas para o aprendizado dos mesmos. Até a senhora da melhor idade gosta de ler as revistas. Estas fotos são de um grupo de pessoas da comunidade Mandacarú que ficam a 12km de onde moro. Apesar de a estrada ser de difícil acesso (cheguei ontem desta reunião às 23h30 da noite) foi uma benção!
Valdemar Alves, líder do grupo local do Paralelo 10 no sítio Caroá, Manaíra, PB

 

20130929_115246Com base na fé cristã, temos vários projetos acontecendo aqui no estado do Amapá. Mas sempre vi uma carência de conteúdo e de direção. O que falar? Como falar? Afinal, alguns métodos já estão antiquados pra essa nossa geração pós-moderna. . Foi aí que conheci o Paralelo 10, como uma resposta de oração. Os núcleos estão sendo muito abençoados com as revistas Ultimato e material impresso de apoio do Paralelo 10. Toda as matérias, colunas, entrevistas da Ultimato nos dão um prato cheio para debates, fóruns, palestras, etc, e isso tem abençoado as escolas de Macapá, AP.
Everton, representante do Paralelo 10 em Macapá, AM

Claro, ainda há muito o que fazer. Nossa expectativa é conseguir mais representantes que atuem com os grupos locais e organizações parceiras que possam distribuir o material do projeto a quem está envolvido com suas igrejas e comunidades.

É tempo de celebração! Celebre e agradeça conosco por tudo que Deus tem feito neste tempo.

***

Errata: o encontro da Tearfund aconteceu em 2006, e não em 1996, como tínhamos publicado. Atualizado em 15/05/2014, às 10h22.

 

FOTOS PARALELO 10 – SEIS ANOS

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *