Para experimentar o sertão
Por Elsie B. C. Gilbert
De São Mamede, PB
Começa hoje, dia 10, o Congresso Missão Integral do Sertão Nordestino, em São Mamede, município que fica a 270 km de João Pessoa, na Paraíba. Ontem os participantes já começaram a chegar e a conhecer as paisagens e as delícias do sertão. O clima não está tão quente. Já montamos uma equipe de adolescentes para fazer a cobertura jornalística do evento. A programação desta quarta está concentrada em visitas a projetos de missão integral desenvolvidos pela ACEV (Ação Evangélica).
Com o tema “Por um Sertão Sustentável”, o evento reunirá 120 líderes cristãos nordestinos, todos envolvidos em suas respectivas igrejas, organizações sociais ou movimentos, e dispostos a refletir por alguns dias de forma contextualizada sobre a missão integral a partir da realidade dos sertões, desta vez em loco, e não em uma capital num litoral distante.
A ACEV, denominação evangélica de ascendência pentecostal wesleyana e uma protagonista em intervenções sociais na Paraíba, sedia o evento. Os parceiros na organização são ABUB (Aliança Bíblica Universitária do Brasil), Instituto Betel Brasileiro, Diaconia, Rede FALE, JUVEP, Ministério Sal da Terra, Missão Servos, Missão Zero, Rede Mãos Dadas e Tearfund. Há mais de seis meses elas trabalham juntas para a realização do congresso. O evento terminará no sábado, com a celebração dos 75 anos de história da ACEV, que mantém hoje 86 trabalhos (igrejas, congregações ou pontos de pregação), 10 projetos sociais e conta com 65 pastores, missionários e obreiros. Apenas 5 dos trabalhos estabelecidos pela ACEV estão localizados fora do estado da Paraíba.
Os congressistas visitarão o Programa Sertão Sustentável da Ação Evangélica, participarão de uma tarde evangelística em São Mamede, se envolverão nas discussões propostas por mesas redondas facilitadas por líderes no Nordeste como Carlos Queiroz, Airton Schroeder, John Medcraft, Paulo Roberto V. C. Araújo ao lado de líderes sertanejos locais. Assuntos a serem abordados incluem sustentabilidade, defesa de direitos, inclusão social e suas relações com a Bíblia.
“O que norteia o conteúdo bíblico-teológico e prático desse congresso são as definições e diretrizes baseadas nas várias discussões e movimentos históricos de missões mundiais repercutidos pela Rede Miquéias, por líderes como John Stott, René Padilla, Robinson Cavalcanti, Samuel Escobar, e por organizações no Brasil que assumem a prática missionária, segundo o documento do Pacto de Lausanne, rediscutido em 2010 com a presença de igrejas cristãs em suas várias faces de 195 nações e várias etnias reunidas na África do Sul, e reconfirmado para prática missionária da igreja de Cristo nos vários contextos do mundo a ser alcançado”, afirma a missionária Gleydice B. Bernardes dos Santos, coordenadora do congresso.
O fato do congresso acontecer no sertão da Paraíba facilita a participação de, pelo menos, metade dos congressistas inscritos, todos líderes sertanejos. A outra metade viajará uma média de cinco horas a mais. Os coordenadores do evento consideram este esforço por parte da segunda metade totalmente justificável. Lindon Carlos, pastor da ACEV, um líder comunitário e atual secretário de educação de Imaculada, PB, argumenta:
“O tema em foco aqui é missão integral no sertão. Sendo assim, não haveria melhor lugar para tratar de um assunto tão pertinente no momento. A proposta do congresso não é apenas dissecar o tema, mas levar os participantes a experimentar o sertão. O sertão nordestino concentra os povos menos alcançados do Brasil, milhares de comunidades sertanejas não têm presença evangélica, ou têm menos de 3% de evangélicos. O sertão hoje enfrenta a maior estiagem das últimas cinco décadas. O município de São Mamede (local do congresso) é um dos municípios da Paraíba com menor índice pluviométrico do ano. Aqui concentra-se os maiores desafios socioeconômicos do país. A missão integral, o evangelho todo para a pessoa toda, deve ser a prática do cristão em qualquer lugar do mundo, e a igreja brasileira precisa voltar seu olhar principalmente para lugares com as características intrínsecas ao sertão. Então, para conhecer melhor a realidade do povo sertanejo, para refletir “in loco” sobre potencialidades, experiências transformadoras de igrejas e instituições cristãs que atuam aqui há anos e décadas, nada melhor que a realização de um congresso de missão integral bem aqui na Caatinga.”
Veja aqui a programação completa do Congresso.
__________
Elsie Gilbert é jornalista, editora do blog Mãos Dadas e da revista Mãos Dadas. Casada com o pastor e fotógrafo James Gilbert, ambos são correspondentes do Portal Ultimato no Congresso de Missão Integral do Sertão Nordestino.