“Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente nas tribulações”.


Este versículo nos traz uma imensa tranquilidade ante o sofrimento que muitas vezes atravessamos. Saber que o Criador é o nosso refúgio, o lugar de segurança, de amparo e conforto, nos permite encontrar a paz que tanto ansiamos para estes momentos.

Não há como sermos blindados do sofrimento. Não há como nos livrarmos das aflições, porque estes momentos já foram previstos por Jesus que haveríamos de passar. Entretanto, ao lado do Senhor, temos a possibilidade de passar por eles com muito mais segurança, confiando que a paz e a esperança que precisamos estará sempre ao nosso alcance.

Nos momentos mais difíceis de nossa vida, naqueles em que os nossos olhos não conseguem enxergar o que está à frente, por causa das lágrimas que os embaçam, o Senhor Jesus é e sempre será o lugar de refúgio e segurança para aqueles que estão oprimidos pela dor e a tristeza. Mas para que provemos desta segurança, o Senhor pede que tenhamos confiança, que entreguemos a nossa vida em suas mãos e vivamos apenas pela fé nas promessas de socorro. Não há outra maneira de provarmos de suas misericórdias se estivermos sob a sua influência. O nosso coração precisa estar disponível para que provemos do mover do Espírito Santo.

Apesar de estarmos sujeitos às adversidades da vida, a promessa do Pai é de livramento, segurança e liberdade. Provar desta maravilhosa experiência é algo indescritível, porque nos faz perceber o imenso amor de Deus para com a nossa vida. O auxílio que sempre desejamos, o apoio que sempre esperamos, traduzidos sob a forma de paz, alegria e esperança. Ao experimentarmos deste mover dos céus em nossa direção, sempre olharemos para o alto quando as adversidades da vida nos alcançarem. A esperança da nossa fé estará finalmente construída de forma clara e insubstituível em nossa vida. A certeza da esperança se concretizará e os nossos olhos passarão a ver as maravilhas de Deus. Ele é a fortaleza que sempre esperamos para os dias, mesmo naqueles em que somos afligidos pelo sofrimento e pela sensação de abandono. Jesus passou por este caminho de dor e provação e nos incentiva a ter o ânimo renovado, porque Ele estará conosco todos os dias da nossa vida.

“Tantas vezes, Senhor, com os olhos cheios de lágrimas, o coração partido pela dúvida e a mente buscando as memórias que nos permitirão continuar andando, olhamos para céu em busca do socorro. Tu és o nosso socorro, refúgio e fortaleza para esses dias. Por isso, sempre seremos gratos pela misericórdia, bondade e amor com que tens cuidado de nós. Oramos em nome de Jesus. Amém!”

Rev. Fred Souto é presbítero da Igreja Anglicana, Diocese do Recife; faz parte do Arcediagado Centro. É autor das da série de meditações do Maná do Senhor.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *