“Eu não tinha renda própria e procurei trabalho fora por vários anos, já que não havia oportunidade aqui. Hoje, com o Projeto Sertão Sustentável não tenho necessidade de sair da Pinheira. Graças a Deus sou muito feliz aqui. O trabalho feito pela ACEV tem ajudado a nossa vida espiritual e tem trazido mais união, pois estamos sobrevivendo com o nosso trabalho. O que mais me chamou atenção no Projeto, além do apoio na estrutura para trabalharmos, é o incentivo e a preocupação para preservamos a natureza. Todas as nossas hortas são cultivadas sem nenhum produto químico. Estamos também em uma ano de uma seca horrível e graças a Deus estamos vendo essa maravilha”, testemunha Antônio Felix, agricultor da comunidade Pinheira, em Manaíra (PB).

Desde março deste ano o parceiro da Tearfund Brasil, ACEV Social, está na comunidade Pinheira, executando o Programa Sertão Sustentável, criado em 2009. Sete projetos com ações específicas, são agregados pelo Programa: Poços, Cisternas, Agroflorestal, Plantação, 4 pernas, 2 Asas e Doce Sertão. O Programa produz, de forma imediata, a preservação e acesso a água; redução do impacto das ameaças naturais; redução dos danos causados pela mudança climática; redução da vulnerabilidade das comunidades alcançadas, inclusão produtiva das famílias das comunidades e desenvolvimento sustentável da macro e microrregião.

A comunidade também recebeu palestras sobre meio ambiente, com o tema Cuidando do Meu Sertão, em que foram abordados temas como desmatamento e reflorestamento.”Toda estrutura para agricultura familiar e comércio dos produtos foi entregue à comunidade do sítio Pinheira. Na inauguração do projeto, uma programação diferenciada foi aplicada para todos os beneficiados. O tema central era: saúde do homem, da criança e da mulher (site ACEV)”.

“Não só a situação econômica, mas podemos constatar a alegria que esse povo expressa pelos projetos maravilhosos aqui desenvolvidos. A comunidade está de parabéns pela mudança, ” acentua o Presidente da Câmara de Vereadores de Manaíra, Cleide Simão.

Fonte: Boletim Tearfund Brasil

  1. Louvável e indispensável a ajuda feita pela ACEV. Conheço a realidade da seca na Paraíba e estes pequenos agricultores se desesperam quando não teem o que fazer por vezes o que comer… Além de diminuir a desertificação, esse ato impede o maciço êxodo rural dos nordestinos de sua terra natal, deixando-os felizes por produzir e permanecer onde nasceram.
    Parabéns!

  2. Coração batendo acelerado de alegria! O contraste na imagem entre o primeiro e o segundo plano é o cumprimento do descrito em Gênesis sobre a boa administração da terra pelo homem e do que Jesus disse sobre seus seguidores serem capazes de fazer coisas maiores que Ele. Cristãos com a motivação certa! Mil vivas!!!

  3. Nós que estamos no meio da pior seca em 50 anos ficamos super felizes em ver uma foto tão verde do alto sertão paraibano! Parabéns a toda equipe do Programa Sertão Sustentável que trabalham com ética, respeito, dedicação e competência! O resultado está aí para todos verem!

  4. Com a situação atual em vive o sertão paraibano quero parabenizar a iniciativa da Ação Evangélica – ACEV para minimizar o sofrimento e proporcionar melhoria de vida para os sertanejos paraibanos. Que Deus continue abençoando a ACEV. Parabéns!

  5. É maravilhoso perceber claramente o quando Deus tem sido misericordioso e provedor, promovendo através da fé e obras, juntos alcançando o que antes era impossível e invisível. Deus realiza milagres, utilizando mãos humanas.
    Parabéns a todos os que fazem parte dessa iniciativa.

  6. Venho por meio deste, parabenizar a ACEV pelo belíssimo trabalho e agradecer ao Senhor pela visão dada à liderança da mesma, para implantar projetos impactantes na vida dos nordestinos, que tanto sofrem as consequências da terrível seca que os assola.
    Que Jesus Cristo seja glorificado.

  7. Nós do sertão agradecemos a Deus por usar a ACEV com o compromisso de ajudar tantas pessoas sem acepção, da mesma forma em que Jesus nos ensinou que o amor pelos necessitados cresça a cada dia e que haja recursos para que essa obra continue abençoando tantas vidas sem pedir nada em troca. Parabéns ACEV.

  8. Quando vejo nos recantos mais sofridos do sertão, o debulhar da morte causada pela dura seca, ao invés do debulhar do milho nas varandas; quando vejo pessoas a beber águas barrentas, arrancadas de cacimbas ou fontes moribundas; quando busco o barulho dos rebanhos, e ouço apenas o silêncio dos chocalhos; quando deixo caminhar o meu olhar pelos trezentos e sessenta graus da vida. na busca de algo que me dê esperanças, e o que vejo, é simplesmente resto de curral, cercas depauperadas, casebres abandonados, e apenas um lembrar distante e doloroso da história – E, de repente descubro que em meio a essa caótica situação, aparecer, do nada, um verdejante pomar, um roçado, uma horta… Constato,o verde que havia morrido…Ressuscitou!!! Como? O que aconteceu? Ah, foi o evangelho, como palavra viva, pregado não apenas de palavras mas com ação eficaz, de quem crer que a palmeira pode florescer no deserto e fontes podem jorrar da abençoada terra, onde que Deus nos colocou a viver…E assim, os meus olhos se abrem e posso ver em meio aos desertos nordestinos, nas caatingas sertanejas da Paraiba, que Deus nunca nos abandou…Nós simplesmente não aprendemos a lição do” vai ter com a formiga preguiçoso” ou do Amai-s uns aos outros… E ficamos a anunciar um evangelho do egoismo, da aparência e de uma fé comprometida com a preocupação com os bens da terra…Finalizo, PARABENIZANDO a ACEV, pelo simples feito de haver gerado no coração do sertanejo, dois tipos de esperanças: A esperança eterna, em Cristo, e a esperança de vida abençoada na terra dos viventes…. Que sejam cavados poços, que se plantem hortas e roçados… Que os governantes aprendam a lição, e façam urgentemente, a sua parte! Que Deus seja louvado. Fraternalmente,.Jose Salvador Pereira( Pastor Presbiteriano

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *