Por Tábata Mori

Todos os projetistas do Ide saíram de suas casas com uma missão, mas Paulo, do Rio Grande do Sul, foi até a Amazônia com uma missão especial. O desafio foi dado por sua filha Kamily, de quatro anos.

Paulo não teria apenas que viajar cerca de quatro mil quilômetros de avião e barco, pregar o Evangelho ou encarar os Carapanãs, o pai Paulo tinha a missão de encontrar uma nova dona para a boneca que Kamily lhe entregou.

Mas, claro! Não era qualquer criança, era uma menina, que morasse na Amazônia em uma casa que o pai iria visitar para falar de Jesus e que tivesse poucos brinquedos. O pai deveria mostrar a foto de Kamily com a boneca e tirar uma foto com a menina que ganhou a boneca para levar de volta.

E a missão começa!

Paulo e seu grupo de evangelização saíram de Tapará Grande em uma “rabeta” rumo à comunidade vizinha de Tapará Miri, a dois igarapés de distância. Dona Fátima, da igreja Cristo é Vida, nos acompanhou nesse dia.

A primeira casa que Paulo visitou foi a do senhor Luciano, de 78 anos, casado, que criou 18 filhos, apenas quatro biológicos e que já pescou um Pirarucu de 102 quilos, limpo! Um dos filhos, Ribamar, de 32 anos, sentou-se conosco para ouvir a mensagem.

Após uma boa conversa, Paulo começou a falar de Jesus e de como Jesus queria mostrar sua graça na vida daqueles dois homens e suas famílias. A semente foi plantada, eles a receberam. Mas, Paulo só tinha cumprido metade da sua missão!

Ao chegarmos à beira do rio, a “rabeta” não estava lá, mas não podíamos esperar, já era o terceiro dia e Paulo ainda não havia encontrado uma dona para a boneca de Kamily. Fátima disse para irmos pelos caminhos no mato… A turma animada foi. Que aventura!

Depois de encarar matos altos e baixos, lama e andar sobre troncos nos rios, Paulo, Kazue, Tábata e Fátima chegaram à casa de Brás Ribeiro e dona Nizoca. Somos todos recebidos com muita alegria. A comunidade possui umas cinco casas, todas da família, que se junta na casa da dona Nizoca para nos ouvir.

Paulo olha ao redor e vê muitos meninos, “mas cadê a menina?”, ele pensa. Quando já estávamos no segundo café, aparece uma das netas da dona Nizoca, a Beatriz, de quatro anos. Paulo entende que era ela a menina que Deus tinha pensado quando Kamily lhe entregou a boneca. Paulo tenta fazer amizade, mas a menina é brava.

Enquanto as mulheres conversavam com os adultos, Paulo contava a história da pulseirinha colorida (livro sem palavras) para as crianças, que se encantaram, aprenderam e ganharam uma pulseirinha para contar a história para os amigos

Beatriz, já com a boneca, no colo do tio, deixa Paulo tirar a preciosa fotografia e… Missão cumprida. Desafios superados, evangelho pregado, boneca entregue e foto registrada. Paulo tem mais dois dias de trabalho, mas está muito feliz por ter cumprido a missão que Kamily lhe deu.

Ide, com missões especiais, como a dada por uma criança que revela o reino de Deus com muito mais facilidade que um adulto. Ide e pregai o evangelho a toda criatura, de qualquer povo, de qualquer estado, de qualquer idade.

Tábata Mori é jornalista de Asas de Socorro. Este texto foi publicado originalmente no site de Asas de Socorro.

  1. Fiquei emocionada ao ler a Historia da Kamily e do Paulo. Os evangelicos sentem dificuldade em sair de suas casas para levar as boas novas de Cristo. Assim como Paulo tambem gosto de falar para crianças como Jesus as ama. Parabens Paulo e Kamily.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *