Igreja Cidadã é um projeto da Igreja Presbiteriana de Barreiras, BA. Este é um bom exemplo de iniciativa que pode ajudar na transformação integral de comunidades espalhadas pelo Brasil.

Texto de Daniela Adlay *


“ Nosso projeto aconteceu no dia 06/06/2009 em Barreiras num bairro chamado Morada da Lua, na parte mais pobre da localidade.
Foram oferecidos atendimentos médico-pediátricos e odontológicos, com aferição de pressão e exame de glicemia durante todo o dia. Foi gratificante ver sendo atendidas crianças que realmente precisavam e que não conseguiam marcar consultas na rede SUS; além dos idosos, a maioria com hipertensão e sem medicamentos.
O médico que fez os atendimentos não é cristão, demostrou ali como tem um coração incrível. Já os dois dentistas que atenderam são da igreja.
Em parceria com o núcleo Jurídico de uma faculdade foram feitos atendimento e consultoria na área jurídica e alguns casos encaminhados ao núcleo.

 

Simultaneamente eram ministradas palestras com os seguintes temas:

– Balcão de Justiça e Cidadania: Uma forma rápida, segura e eficiente de resolução de conflitos. (DR. Alerson do Carmo Mendonça, Juiz de Direito)

– Consumidor, saiba os seus direitos! (Drª. Brígida Barbosa de Souza, professora e advogada)

– Direitos trabalhistas: você conhece os seus? (Dr. Juliano Neves, Professor e advogado)

– Lei Maria da Penha: o que eu tenho a ver com ela? (Drª Cláudia, delegada de polícia)

– Drogas, como se prevenir? (Dr. Arnaldo Alves do Monte, delegado de polícia)

– Como fazer o meu dinheiro render? (Sr. Regis Gilberto Prunzel, administrador)

– Saúde bucal: prevenção da cárie (Drª. Márcia, ortodontista)

– Aleitamento Materno (Rosa Tomaz, Enfermeira)

– Dengue, como se prevenir

 

Encerramos com um culto evangelístico na rua da escola em que aconteceu o evento. Foi muito boa a experiência! Não tivemos um número tão grande de pessoas, mas sem dúvida por providência divina, já que não tínhamos experiência nenhuma.

Com a graça do Senhor, conseguimos realizar este evento.

Sinto que a igreja tem se mobilizado bastante nesse sentido, mas ainda falta entender que se trata de missão integral e não de um modismo porque outros setores da sociedade tem feito ou por simples ativismo cristão. É necessário que se entenda o verdadeiro papel profético da igreja cristã nesse mundo."

 

* Daniela Adlay é membro da Igreja Presbiteriana de Barreiras e participante do Paralelo 10.

  1. Max Vinícius Mello

    Participar do projeto de forma efetiva foi uma experiência maravilhosa, na qual vimos a mão de Deus sustentando cada um, nas suas forças e limitações. Ao final tivemos a sensação de trabalho cumprido e ver o sorriso das pessoas foi extremamente gratificante. Mas também a certeza de que desempenhamos nosso papel em cumprir a vontade do Deus q servimos!

  2. Foi um dia maravilhoso mesmo, ver o envolvimento de todos, quem dera pudéssemos andar sempre assim, de mãos dadas e com um objetivo comum. Seria incrível. Valeu IPB Barreiras. Vcs são demais.

  3. olá sou amigo de daniela,e tambem trabalho com o paralelo 10 e é muito gratificante levar toda essa assistencia as pessoas que necessitam.
    estão de parabens pela iniciativa…..forte abraço

  4. Muito bom ver ações como essas… Participamos aqui em Salvador, no fim de semana passado de um Congresso de Ação Social da Convenção Batista Baiana, realizado na Igreja Batista da Graça, Salvaodr-BA, em que pudemos refletir um pouco as questões inerentes à Missão Integral, contando com a presença de figuras realmente desafiadoras, como o Pr. Maurício, que tem até um livro publicado pela Ultimato, e o Pr. Raimundo César Barreto. Penso que ações como essa não podem e não devem ser isoladas… por isso sempre importante o compartilhar. Como nos disse o Pr. Raimundo, “refletir dói… mas é importante”!

  5. Boa ação!
    Há alguns anos eu vivi um dilema: O trabalho social existe fundamentalmente nas igrejas, na prática filantropica e caritativa de entidades religiosas? Não… Justiça social é direito, é serviço público, e não tem nada a ver com ações religiosas… ? Não também!
    A síntese a que cheguei é que religião (especialmente cristianismo) e política estão essencialmente ligados. E nossas ações ganham muito mais sentido quando aproximadas desta instituição pública e divina: o Estado.
    Que Deus nos ajude na prática desta cidadania!

  6. LENY RODRIGUES

    É maravilhoso saber que o povo de Deus está realizando a missão integral que Jesus tanto fez quando viveu aqui na terra. Acredito que essa é nossa missão como amantes e servos de Jesus Cristo, cuidar do ser humano em suas necessidades biopsicosocial. É rico viver o amor de Jesus na prática e não somente de palavras. A minha oração é que Deus continue usando seus servos nesta missão gratificante. Abraços. Leny

  7. Depois da publicação do livro A IGREJA CIDADÃ, vários projetos com o título “Igreja Cidadã” foram criados no Brasil. Glória a Deus! Que mais projetos “Igreja cidadã” sejam criados Brasil a fora. Assim, os princípios do Sermão da Montanha serão aplicados comunitariamente para desenvolvimento da obra missionária.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.