Era o Dia 18 de Maio de 2014. O ano da Copa do Mundo no Brasil.

Todos os envolvidos com a Campanha Bola na Rede da RENAS – Rede Evangélica Nacional de Ação Social, preparavam ações nas doze cidades-sede da Copa do Mundo e mais algumas cidades voluntárias.

Eu estava na cidade de São Paulo e estava bastante preocupada em convidar  pessoas para participar da manifestação anteriormente preparada em frente ao  Estádio de Futebol, conhecido como Itaquerão.

Preocupação  por que? Na mesma semana, tivemos na cidade de São Paulo, paralisações e manifestações que terminaram em confusão, depredação do patrimônio público e privado, pessoas feridas, etc.

Queríamos  levar um grupo de adolescentes, que  fariam uma apresentação de street dance, do programa Arte e Vida da AEBVB – Associação Educacional e Beneficente  Vale da Benção

Porém, alguns pais não deram autorização para seus filhos  irem….eu até dei razão a eles…afinal o risco era grande. Seria o primeiro jogo oficial no Estádio Itaquerão e a previsão era receber mais de quarenta  mil torcedores.

Pedi a Deus que protegesse as pessoas ligadas a Campanha Bola na Rede em São Paulo, e também  nas outras cidades-sede da Copa, onde também pessoas ligadas a Campanha, estariam em diferentes ações e manifestações nas ruas.

Chegou o domingo! Indo de metrô para o Itaquerão, percebi um ambiente tranquilo e senti a paz de Deus dizendo: TUDO VAI DAR CERTO! Ao chegar no Itaquerão, fomos encontrando pessoas amigas e conhecidas. 

O nosso pessoal da Campanha Bola na Rede,   pessoas da Campanha  “Levanteessabola”, coordenado pelo deputado Carlos Alberto Bezerra Júnior e a vereadora Patrícia Bezerra e o pessoal da CAF – Casa de Assistência Filadélfia.

Era um ambiente de Cidadania e Responsabilidade. Ouvi alguém dizendo: “Temos que orar” e logo alguém respondeu: “Sim, vamos orar!”

O que vi foi muito bonito e impactante. Nós da Campanha Bola na Rede e o pessoal do CAF usamos a camisa branca da Campanha “levante essa bola” e somente depois a  camiseta laranja, oficial da Campanha. 

Alguns carregavam faixas que diziam: “É hora de entrar em campo – Um gol pelos direitos de crianças e adolescentes”. As crianças do CAF, com seus familiares, já estavam posicionadas com toda segurança no local do ato público. E assim começamos a MANIFESTAÇÃO. Houveram falas e gritos de ordem: “Cesse o silêncio!” Distribuímos folhetos de conscientização para as pessoas que passavam.

Terminamos a manifestação de joelhos orando pelas crianças que estavam presente e pelas crianças brasileiras. 

  • Oramos pela paz no nosso país. 
  • Oramos para que haja consciência nas mentes e corações! Que haja justiça em nossa nação! E para que nossas crianças e adolescentes sejam respeitados e abençoados!

Após a oração, tive a sensação que Deus ouviu nossa oração. Me senti abençoada, feliz por participar com irmãos de fé.

No dia seguinte, recebemos notícias e relatos de dezenas de ações espalhadas pelo Brasil. Diferentes ongs e igrejas que foram às ruas ou que tiraram parte do tempo da liturgia do culto deste dia para orar por nossas crianças. Todas as ações foram realizadas em segurança, não tivemos nenhuma ocorrência ou acidente. Graças a Deus!

O que presenciei neste 18 de maio de 2014, foi um trabalho em UNIÃO.

Um jeito de agir, que faz questão da presença do outro.

Um jeito de agir, que sinaliza a importância e respeita o jeito de contribuir do outro.

Este jeito de agir nos traz força e ânimo para continuar. E com certeza alegra o coração de Deus.

Este jeito foi lembrado pelo Salmista, no Salmos 133 “ Como é bom e agradável viverem unidos os irmãos! Ali ordena o Senhor a sua benção e  a vida para sempre.”

 

  • Por: Débora Fahur, Coordenadora da Campanha Bola na Rede – RENAS

 

Para fortalecer esse trabalho em UNIÃO a Rede Mãos Dadas selecionou alguns materiais de nossos parceiros para a prevenção e luta contra a violência sexual.

 

Acesse Aqui!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *