A pandemia causada pelo Covid-19, coronavírus, afeta as crianças? Sim, elas não estão imunes a este vírus, só conseguem reagir mais agilmente. Mas, há outras formas mais sutis de impacto: aulas suspensas, rotina totalmente mudada, perda de renda de muitas famílias nas quais os pais dependem de trabalho como diaristas, e principalmente, o medo. E este medo não depende tanto do que está acontecendo, mas de como elas PERCEBEM o que está acontecendo. A Organização Mundial de Saúde divulgou uma nota com orientações para pais sobre como tratar do tema com os filhos. Veja um resumo aqui.

 

Que a OMS se preocupe com esta faceta da pandemia é algo surpreendente. Mais o que me surpreende ainda mais são aquelas pessoas que não deixam a peteca cair e rapidamente colocam seus dons e talentos a serviço do próximo. Vejam o trabalho de Manuela Molina, artista, escritora, comunicadora e influenciadora nas redes sociais. Ela dedica seus esforços a um público bem específico: famílias de crianças na primeira infância.

Manuela criou um livrinho para que você possa conversar com as crianças menores sobre o coronavírus sem colocar sobre elas uma carga desnecessária de medo e preocupação. Depois, traduziu o livrinho em 10 línguas diferentes e disponibilizou o livreto na sua plataforma para download. Conheça aqui! Manuela presenteia o mundo a partir de Bogotá, Colômbia. Ela apresenta sua iniciativa assim: 

Queridas famílias e educadores, 

Construí este livreto para crianças entre 2 e 7 anos com o propósito de antecipar e acompanhar o mundo emocional infantil diante do vírus Covid-19. Este recurso não busca ser uma fonte de informação científica, e sim uma ferramenta a partir da fantasia e do simbólico. Recomendo imprimir o livreto para que as crianças possam desenhar suas emoções e tê-lo em casa para ler de forma recorrente. É bom lembrar que as emoções são processadas pelas crianças por meio do jogo repetitivo e dos contos lidos várias vezes. Lembre-se de compartilhar este recurso com a sua comunidade.

 

Clique aqui para baixar o PDF do livrinho!

 

Outra iniciativa digna de nota é a de Estéfi Machado, escritora e autora de um blog dedicado a compartilhar ideias de brincadeiras entre adultos e crianças para inspirar os pais a se conectarem com seus filhos através do ato milenar de, isto mesmo, brincar!  

Estéfi raciocinou sabiamente que famílias forçadas a ficar em casa de quarentena terão uma oportunidade única de gastar mais tempo com seus filhos. Uma crise pode se tornar uma chance de aprofundar os vínculos afetivos com as crianças a partir da brincadeira. Foi assim que compilou 40 ideias de brincadeiras para serem realizadas durante o seu confinamento. Conheça o site aqui!

 

 

E este livrinho com várias atividades incluindo imagens para colorir, caça-palavras, jogo da velha, cruzadinha, labirinto, etc. Foi publicado no blog Materiais Pedagógicos e disponível para download. Conheça o blog aqui!

Clique aqui para baixar o livrinho Xô Coronavírus!