Dia 18 de maio é o Dia Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes. De acordo com dados da Ouvidora do Ministério dos Direitos Humanos, as violações dos direitos de crianças e adolescentes somam mais da metade de todas as denúncias feitas nos canais da ouvidoria, em 2017.

Das mais de 140 mil denúncias registradas pela ouvidoria, quase 59% deles são de negligência e violências física, psicológica e sexual contra crianças e adolescentes. Foram mais de 84 mil denúncias: um aumento de 10% em relação a 2016.

Para prevenir e diminuir a ocorrência desses casos é importante a conscientização da família e o papel dos conselhos tutelares. E as igrejas, como elas podem ajudar nesse enfretamento pela proteção da infância e da adolescência?

Organizações cristãs, como a Rede Mãos Dadas, Visão Mundial e Claves Brasil, que trabalham nessa área, oferecem dicas de materiais e sugestões de atividades para pessoas e igrejas que queiram se engajar nessa causa. Confira.

Dicas da Rede Mãos Dadas para colocar em prática o “18 de Maio”.

Que tal fazer uma roda de conversa com adolescentes em escolas, cursinhos, reuniões de bairro ou até mesmo em sua casa? Você pode utilizar o material da campanha Faça Bonito e divulgar os conceitos de proteção, escuta e denúncia. Baixe aqui

Sessões de filmes sobre a temática. “O lenhador” é uma boa opção para reunir amigos e familiares a refletirem sobre o assunto.

Capacitar adolescentes para a vacinação simbólica “Um trato pelos bons tratos”, método amplamente utilizado na campanha Bola na Rede – RENAS e que provou ser uma poderosa ferramenta de conscientização. Saiba mais

Realizar oficinas com crianças através de metodologias que incentivem a exposição do tema. Nosso parceiro, CLAVES, possui a metodologia “Brincando nos Fortalecemos para Enfrentar Situações Difíceis” que ensinam crianças através de músicas e histórias.

Leia o artigo completo no portal da Ultimato (clique aqui!)

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *