A Igreja não tem uma tarefa. Ela é a forma de Deus mostrar que está redimindo todas as coisas

 

Por Fernando Costa

 

 

O Encontro Lausanne Brasil, ocorrido no dia 02 de dezembro, foi o resultado da iniciativa de várias lideranças jovens junto a muitos irmãos e irmãs experientes no pastoreio e discipulado, todos com o desejo de se sentar ao redor de mesas e conversar sobre como a Missio Dei (Missão de Deus) no Brasil tem sido cumprida. Foi um tempo formidável com conversas em torno da necessidade de diálogo, fidelidade, vocação e integridade.

Lausanne Brasil chamou pessoas que são engajadas no movimento missionário brasileiro e promoveu a conversa com gente que está fazendo, inspirando e servindo em diversas áreas da missão. Mais de 100 pessoas participaram do encontro na Igreja Batista Vértice, em Brasília (DF), além de milhares de pessoas acompanhando a programação pelo Youtube.

Conversas ao redor da mesa

Entre os convidados, o Pastor Ricardo Barbosa nos trouxe a necessidade de praticarmos a unidade do corpo de Cristo no Brasil a partir da tríade fidelidade, simplicidade e integridade. Marcelo Gualberto, da MPC, alertou para o fato de estarmos atentos ao que Deus está fazendo no Brasil, enfatizando que “Ele não cabe nas caixinhas” que criamos para ele. Karen Bomilcar compartilhou sobre um tempo de restauração relacional, pois vivemos em uma escala crescente de pessoas solitárias. Paulo Borges Júnior afirmou que “a igreja não tem uma tarefa, como se por conta própria pudesse consertar o mundo, mas ela é a forma que Deus comunica que Ele está trabalhando na redenção de todas as coisas”.

Alcançamos o objetivo de conectar passado e presente para dialogarmos sobre o evangelho e as amizades em torno da missão. Para além disso, Lausanne Brasil resgatou um pouco do contexto dos Congressos, das Consultas Teológicas e do chamado à unidade como característica fundamental da prática missionária global.

Reafirmamos nossos objetivos no Brasil:

– Fortalecer laços entre pessoas, igrejas e organizações missionárias;
– Apresentar as oportunidades de engajamento por meio das Redes Temáticas de Lausanne;
– Ampliar a visão missionária para além de povos não-alcançados tradicionalmente com um olhar missionário que inclui “o estabelecimento da igreja em cada povo, líderes como Cristo em cada igreja e o impacto do Evangelho em cada setor da sociedade”.

Para que haja mais desdobramentos desse Encontro, encorajamos os participantes a assumirem o compromisso com sua vocação missionária, da qual todos fazem parte. Afinal, como afirmou Valdir Steuernagel, “Deus tem um grande cardápio vocacional para nós”.

 

O Encontro no Youtube

Você pode assistir ao conteúdo do Encontro Lausanne Brasil no novo canal do Movimento no Youtube!

Também publicaremos entrevistas em formato de podcasts.

 

Próximos encontros

A partir desse Encontro em Brasília, mais agendas de Lausanne estão sendo planejadas para 2024 com temas como “Evangelho e Cultura”, “Juventudes e Vocação” e “Educação Missiológica”. O Brasil continuará contribuindo para despertar vocacionados e igrejas a fim de atuarem em parceria com o Deus da missão rumo aos 50 anos do Movimento Lausanne.

 

  • Fernando Costa é Mestre em História e pesquisador do Protestantismo brasileiro. Foi missionário da ABUB (Aliança Bíblica Universitária do Brasil) e é pastor batista em São Luís (MA). É coordenador da equipe executiva do Movimento Lausanne Brasil e  diretor executivo do Centro Evangélico de Missões, em Viçosa (MG).

 

Fotos: Heitor Valente (@heitor.valente)
Legenda da foto principal: Participantes do Encontro Lausanne Brasil realizado no dia 02 de dezembro de 2023, em Brasília (DF)


O Movimento de Lausanne

O Movimento de Lausanne conecta influenciadores e ideias para a missão global, com a visão do evangelho para cada pessoa, igrejas, fazedores de discípulos para cada povo e local, líderes como Cristo para cada igreja e setor, e o impacto do reino em cada esfera da sociedade.

>> Siga-nos no Instagram: @lausanne_brasil

Entre em contato

E-mail: lausannebrasil@gmail.com

 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *