A característica mais importante de um líder é o amor e o cuidado por aqueles que ele lidera

#JornadaLausanne4 #LGC23

Por Andrea Espírito Santo Barrett

 

Além do estudo bíblico indutivo em Atos 7.54- 9.31, hoje (dia 01/06) aqui no Conversas de Gerações de Lausanne (LGC23) tivemos atividades para desenvolver as amizades intergeracionais. Uma delas foi que cada mesa deveria montar um lego. Foi divertido e, para além disso, pudemos ver como cada um reage: os que colocam a mão na massa, os que pensam e os que encorajam ou observam. Na nossa mesa, os mais ativos foram os dois irmãos que são pais de crianças. Não vimos uma grande diferença de gerações nessa atividade, mas sim de experiências e personalidades.

À tarde, nos dividimos em 2 grupos. Um foi à praia a fim de desenvolver amizades intergeracionais num passeio. Eu, que estava nesse grupo, fiquei maravilhada com o que pode

Andrea (primeira à direita) e seu grupo de amigos formados no LGC23 ao redor da mesa.

acontecer durante uma caminhada ao ar livre: conversei com duas mulheres mais velhas (de contextos muito diferentes do meu). Depois dialoguei com dois senhores bem diferentes de mim também. E, por fim, eu me juntei a um grupo dos mais jovens aqui do encontro. Foi bem proveitoso, além do lugar bem bonito e diferente (e a praia é meu lugar preferido no mundo para me conectar com Deus).

O outro grupo permaneceu no campus onde acontece o evento e assistiu a uma palestra com os produtores do The Chosen, que falaram sobre a pesquisa e o documentário que produziram sobre o impacto da série na Geração Z.

A programação de hoje foi baseada na “pirâmide da integração de gerações”. De manhã, aprendemos sobre a visão bíblica e o chamado missional, à tarde sobre a amizade e a mutualidade e, por fim, à noite falamos sobre colaboração – o que se tornou um ponto alto para pensarmos no papel do líder em ambientes colaborativos.

“A característica mais importante de um líder é o amor e o cuidado por aqueles que ele lidera”. Foi uma das frases mais importantes da noite, dita por Ramez Atallah, um líder de 74 anos vindo do Egito, que compartilhou sua história de liderança, seus erros e seus acertos.

Três virtudes de líderes colaborativos

  1. Reconhecem dons em outros e dão espaços para o desenvolvimento deles;
  2. Empoderam, delegando responsabilidades com uma autoridade que corresponde.
  3. Confiam em Deus a respeito da vida daqueles que eles lideram.

 

  • Andrea Espírito Santo Barrett é casada com Andrew e especialista em Proteção à Criança. Faz Mestrado em Liderança Educacional na California Baptist University. Morou no Sudeste da Ásia, onde foi ministra para pessoas deslocadas na Igreja Internacional de Bangkok. Serve na AMTB (Associação de Missões Transculturais Brasileiras), coordenando o Departamento de Proteção à Criança. É autora da revista “Deus me criou, vou proteger meu corpo”, da Editora Cristã Evangélica. É professora do Seminário Betel Brasileiro e membro da Equipe Executiva de Lausanne Brasil.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *