A história da salvação tem como fio condutor as pontes intergeracionais construídas

 

Por Gabriel Neres, participante brasileiro no LGC23.

 

Encontro em mesas.

O propósito do encontro Conversas de Gerações de Lausanne (LGC23) se manifestou mesmo antes a abertura oficial. Foi nos corredores do aeroporto internacional de Los Angeles que as conversas intergeracionais e interculturais se estabeleceram. Em comum, todos demonstravam um interesse em servir na Grande Comissão.

Assim que a conferência foi aberta, os participantes foram relembrados sobre o caráter intercultural e intergeracional do Movimento de Lausanne presente desde 1974 com as iniciativas de Billy Graham e John Stott.

Essa dinâmica gera frescor para as discussões acerca dos desafios atuais da Grande Comissão. Ao conectar perceptivas de diversas regiões do mundo, a processo de proclamação é sofisticado e avança em qualidade e quantidade pela graça do Senhor.

Barry H. Cory, presidente da Universidade de Biola, chamou a atenção de todos para o fato de que lideranças intergeracionais são extremamente importantes para a eficiência da tarefa. As pontes que são criadas em relacionamentos intergeracionais conectam perspectivas e formas distintas de interpretação do tempo e dos desafios presentes em cada época.

Lindsay Olesberg, uma das organizadoras da Conversa de Gerações de Lausanne, expôs com maestria os cinco princípios que nortearão as conversas, a saber:

  1. Visão Bíblica: LGC23 será enquadrado e guiado pela visão das Escrituras acerca das gerações.
  2. Mutualidade: Os participantes compartilharão, ouvirão e responderão com humildade, respeito e colaboração.
  3. Chamado Missionário: Os resultados levarão a conexões e ações para acelerar a visão quádrupla de Lausanne.
  4. Colaboração: LGC23 inspirará ações colaborativas para o impacto do Reino de Deus em todas as esferas da sociedade.
  5. Amizade: As ações, intervenções e construções coletivas no LGC23 promoverão e encorajarão amizades que edificam o Reino de Deus entre gerações, culturas globais, gêneros e interesses missionários.

A exposição bíblica do primeiro dia foi conduzida pelo diretor global de Lausanne para gerações, Nana Yaw Offei Awuku. Ele apresentou uma visão bíblica acerca do caráter intergeracional da expansão do evangelho (Mt 1.17; Gn 9.12; Dt 6.4-9). A história da salvação tem como fio condutor as pontes intergeracionais construídas. O Senhor usa gerações para manifestar seu plano. A Grande Comissão, segundo Nana, é um movimento de discípulos de diversas gerações, para diversas nações alcançando pessoas de todas as idades e em todos os lugares.

 

  • Gabriel Neres é casado com Suzy e pai do Benjamin e do Vincent. Fez bacharelado e licenciatura em história pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), mestrado em filosofia pela mesma instituição e cursou Master of Arts in Biblical Leadership no Seminário Teológico Servo de Cristo. Atua como professor de história e coordenador nacional de Projeto de Vida no Colégio Presbiteriano Mackenzie. É pastor do ministério de adolescentes da Igreja Batista do Morumbi.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *