angel-gloria-in-excelsis-deo-denise-beverlyLeia: Lucas 2.8-19

 

Os pastores já ajuntaram seus rebanhos no aprisco e estão à roda da fogueira contando histórias e cantando canções. Eles conhecem o silêncio dos desertos, a alegria dos vales e a solidão das madrugadas. Lembram-se de seu ancestral, Davi, que nasceu tão perto dali, o menino que um dia também foi pastor, mas que se tornou o maior rei de Israel. Um deles comenta que Deus cuida de seu povo como um pastor amoroso e cuidadoso.

A noite é fria, mas bela e estrelada. Enquanto compartilham o pão e as palavras, uma voz quebra o silêncio da noite: “Não tenham medo!”. É um anjo do Senhor que veio anunciar o nascimento do Salvador, na mesma cidade em que nasceu Davi. De repente, uma multidão de anjos aparece cantando no céu: “Glória a Deus nas alturas! Paz na Terra às pessoas a quem ele quer bem!”.

Os anjos do Senhor visitaram os pastores que trabalhavam nos campos. Propositalmente, o Senhor não procurou os palácios e mansões de Jerusalém ou Roma. Ignorou teólogos, sacerdotes e mestres da religião. Preferiu habitar corações aquecidos pela esperança, pessoas em cujos olhos ainda brilhava o lume da fé. Misterioso é o sinal que o Senhor escolheu para confirmar as palavras do anjo: “uma criancinha enrolada em panos e deitada numa manjedoura”.

A glória do Senhor brilha no céu estrelado de anjos que visitam pobres pastores e de pastores que visitam uma estrebaria para saudar uma criancinha recém-nascida enrolada em panos e deitada numa manjedoura. São pessoas simples, de poucas palavras, visto que quase ninguém dá crédito a palavras de pastores de ovelhas. Contudo, a glória do Senhor também se revelou a eles e os fez porta-vozes de uma grande novidade: “na cidade de Belém nasceu o Salvador, o Messias, o Senhor”.

Certa vez, um monge celta orou da seguinte maneira: “Meu querido Senhor, sejas tu uma chama brilhante diante de mim. Sejas tu uma estrela-guia acima de mim. Sejas tu um suave caminho sob mim. Sejas tu um pastor bondoso atrás de mim hoje e para sempre” (Columba, 521-597).

Veja o que Vivaldi fez inspirado na passagem das Escrituras que narra o anúncio do Natal aos pastores: Antonio Vivaldi – “Gloria in excelsis Deo”, RV 589.  Ouça. Medite. Ore. Compartilhe. http://www.youtube.com/watch?v=J2CSSm5-NEA

Tem também esta canção mais popular inspirada na mesma passagem bíblica: “Angels we have heard on high”. Aqui na versão do The Piano Guys: http://www.youtube.com/watch?v=n543eKIdbUI

Veja esta versão do Sixpence None the Rich: http://www.youtube.com/watch?v=3-b5IC_Jsfc&list=PL17641243B874BB88

Gladir Cabral

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *