journalLeia: Salmo 90

 

Abro a agenda para ver os compromissos do dia e tomo um susto. Meu Deus, já é dezembro! E ainda há tanto trabalho pela frente, tanto projeto para terminar, tantos relatórios a serem preparados… e tantas reuniões! É impressão minha ou os dias estão passando cada vez mais rapidamente? Sei não, a sensação que tenho é de que o tempo está me ultrapassando e a vida escorre entre os dedos como areia fina, como folhas amareladas de um velho livro.

Vou até o quarto, pego minha Bíblia e folheio suas páginas finas e doces, páginas que não precisam ser arrancadas. Sinto assim um cheiro bom de eternidade. Ao mesmo tempo, passo a refletir sobre a vida como se ela fosse um livro cujos capítulos estão sendo escritos assim, misturando planos e frustrações, projetos e acidentes. Também vejo passar diante de meus olhos a história do mundo, o movimento das cidades e a correria dos povos.

O que é o tempo? O que é vida? Mistério silencioso que as páginas amareladas de um calendário não explicam, mas que as linhas e entrelinhas das Escrituras revelam com tanto cuidado. O tempo é um mestre rigoroso e por vezes cruel. Tudo o que o calendário parece ensinar é que, como numa canção na voz de Mercedes Sosa, “o tempo passa e vamos ficando velhos”.

Mais poderoso que o tempo é o Senhor do tempo. O salmista vê, nas ruínas do corpo e na velhice, a sombra de uma pena, uma condenação, uma ira que consome. Mas não se desespera, não se entrega aos pensamentos sombrios da culpa e do medo. Ele clama ao Senhor do tempo para que ensine a habilidade rara de contar os próprios dias, de saber de cor sua própria finitude e, assim, encontrar sabedoria. Ele também clama por compaixão, misericórdia, benignidade e alegria. O salmista sabe que o Senhor do tempo é também Senhor da alegria, que é fruto da sua graça e bondade.

As Escrituras nos falam de um Deus que não se deixa afetar pelo tempo, um Deus que jamais fica velho ou ultrapassado. Ele mesmo habita a eternidade e é Senhor do infinito, mas vem visitar e redimir as criaturas que vivem na dimensão do tempo. Em Cristo Jesus, o Deus Eterno vem habitar conosco, seres que precisam contar as horas, os dias, os meses e as estações.

Stênio Marcius escreveu a canção do Senhor do tempo. Medite e ore. http://www.youtube.com/watch?v=TF2rRxSGGIs

 

Gladir Cabral

  1. Olha eu cresci acreditando neste Deus, Deus do tempo, Deus da vida, eu aos 22 anos penso que posso ler a Biblia no entanto é muito dificil compreende-la. Difícil pra mim dizer o que penso, dificil escrever… Fico encantada como alguém pode escrever as coisas que sente, eu!… há eu nao consigo…. Soh consigo escrever quando penso estar falando, as vezes soh consigo chorar, como agora…. Vejo que vc sempre posta e compartilha coisas que possam evangelizar e mostrar quão grande é o amor deste Nosso Deus, lindo texto e sempre lindas palavras….. Lindo coração, que Deus o abençoe sempre……….. <3

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *